João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 30.77ºC
IBOVESPA 127103.99
Euro 5.8537
Dólar 5.4182
Peso 0.0059
Yuan 0.7451
Tem nojo? Quatro dicas de experts para deixar sua casa livre de baratas
09/07/2024 / 17:00
Compartilhe:
Barata

No inverno, as baratas costumam procurar ambientes mais “quentinhos” e úmidos para suportar as baixas temperaturas, principalmente em dias de frio extremo. De acordo com o professor de biologia Leonardo Carneiro de Morais Sá, elas sobrevivem a qualquer tipo de clima, mas são incapazes de gerar calor ao próprio corpo, o que explica porque elas procuram abrigo em casas e apartamentos nessa época do ano.

Segundo a professora de biologia Enaile Sousa, as baratas se escondem para sobreviver e para se reproduzir, o que causa desespero em quem quer se ver livre do animal. Além de fazer dedetização regular, alguns hábitos são importantes para evitar o surgimento dessas pragas urbanas, na visão dos experts ouvidos pelo Metrópoles.

Maneiras de se ver livre de baratas em casa

+ Selar alimentos: a comida é um forte atrativo para as baratas, por isso, manter tudo guardado pode ser eficiente;

+ Vedar possíveis pontos de entrada na residência. Passar tela fina embaixo dos bueiros e ralos é uma opção. Rolos de borracha na porta, por sua vez, evitam a entrada desses insetos;

+ Eliminar possíveis fontes de umidade. As baratas, assim como os humanos, precisam se hidratar para sobreviver;

+ Manter forno, micro-ondas, geladeira, torradeiras e outros eletrodomésticos sempre limpos, assim como louça e outras superfícies da cozinha.

Você também pode ficar atento aos ambientes onde elas possam ficar escondidas, como jornais ou caixas de papelão, que são o habitat ideal para baratas. Deixe, ainda, as tubulações em boas condições, higienizando sempre que possível.

*Com informações do Metrópoles