O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, defendeu, na noite desta quarta-feira (09), o retorno das aulas presenciais e afirmou que a instituição está em condições para voltar a receber alunos e servidores, desde que sejam seguidos protocolos de biossegurança.
“Estamos em condição de voltar presencialmente. Preze a que temos um número elevado de contaminação pela nova variante da Covid-19, não obstante, nenhum outro órgão tem parado. Então, eu penso que nós temos condições, mantendo todos os protocolos de biossegurança, de acolher os nossos estudantes dentro de um contexto de responsabilidade”, argumentou o reitor durante entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio.
Gouveia destacou ainda que, em caso de suspeita de contagio pelo Coronavírus, o aluno, professor ou membro da academia, deverá se ausentar de suas atividades para não colocar em risco a saúde de outros.
“Obviamente aquelas pessoas que apresentarem sintomas não virão, e pode se disponibilizar material pra que, de casa, faça as atividades. Mas nós temos que pensar em nossos estudantes, na possibilidade que eles terminem, que eles vivenciem um curso universitário de forma presencial”, defendeu o professor.
O retorno das aulas presenciais nos campus da UFPB estão prevista para o dia 21 de fevereiro, no entanto, servidores da instituição enviaram ao CONSEPE uma sugestão solicitando a possibilidade de que seja adota o ensino remoto ou híbrido no primeiro mês de aula ( 21/2 a 20/3), em razão do aumento de casos de covid-19 pela variante Ômicron.
Mais PB