As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega saíram vencedoras da consulta pública para escolha do novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Elas ficaram com 67,95% dos votos, na eleição interna realizada nessa quinta-feira (25) nos campi da instituição.
Terezinha e Mônica formaram a chapa 1. A chapa dois, formada pelos professores Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e João Euclides Fernandes Braga, foi a segunda mais votada, com 25,37% dos votos. Já em terceiro lugar, ficou a chapa três, liderada pelo atual reitor da UFPB, Valdiney Gouveia e a professora Rita de Cássia Pereira, que teve 6,67%.
O primeiro passo é encaminhar a consulta ao presidente Lula (PT), que definirá quem será o novo reitor da instituição. Terezinha também foi a mais votada na última consulta realizada pela Universidade. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto, optou por escolher Valdiney Gouveia.
De acordo com a instituição, mais de 46 mil membros da comunidade acadêmica estavam aptos para votar, entre professores, técnicos administrativos e estudantes.
Quem for nomeado pelo presidente da República para a reitoria vai dirigir a UFPB entre 2025 e 2028.