As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 terminam neste sábado. Elas devem ser realizadas através da Página do Participante, no portal do Inep. As provas, nas versões impressa e digital, serão aplicadas em 13 e 20 de novembro.
Após denúncias de que o Ministério da Educação usaria questões de provas anteriores no Enem 2022, o Inep informou, por meio de nota, que as provas da edição serão compostas exclusivamente por itens inéditos. Como O GLOBO mostrou em março, a reciclagem ocorreria porque o governo deixou de abastecer por dois anos o Banco Nacional de Itens (BNI), que guarda as questões prontas para serem utilizadas.
Entre as novidades deste ano, está a autorização do uso de documentos digitais de identificação nos locais de prova, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas.
Como se inscrever?
Ao acessar a Página do Participante, no portal do Inep, o candidato precisa informar o número do CPF, data de nascimento, dados pessoais e endereço. As informações devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal.
No ato da inscrição, o candidato deve escolher se deseja que as cinco questões de língua estrangeira sejam em inglês ou em espanhol. Também precisa sinalizar se quer fazer o Enem impresso (tradicional) ou o digital.
É importante lembrar que a versão informatizada também é aplicada nos locais de prova — não existe a opção de prestar o exame em casa; e traz 180 questões a serem respondidas digitalmente, mas com redação manuscrita.
Pedido de atendimento especializado
O pedido de atendimento especializado para realização do exame segue o mesmo prazo das inscrições, de 10 a 21 de maio. A solicitação deve ser feita por participantes com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (dificuldade ao calcular), gestante, lactante, idoso ou pessoas com outra condição especial.
Os alunos precisam anexar a documentação que comprova a necessidade do atendimento contendo :
Pedido de nome social
Este ano, participantes transexuais e travestis poderão identificar o nome social no ato da inscrição. No entanto, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.
Estudantes que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita Federal, deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, também através do portal do Inep.
Para esse procedimento, será necessário apresentar os seguintes documentos de comprovação:
Foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro
Cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto, válido.
Documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos. O resultado será divulgado no site do Inep em 5 de julho. Os candidatos podem solicitar recuso, caso o pedido seja indeferido, entre 5 e 10 de julho. O resultado final estará disponível no dia 15.
Confira o cronograma completo: