Pelo menos nove pessoas são dadas como mortas e mais de 700 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 7,4 atingir a ilha de Taiwan na manhã desta quarta-feira (3/4), pelo horário local.
Autoridades afirmam que mais de 70 pessoas ficaram presas entre escombros de imóveis e equipes de resgate correm contra o tempo para socorrer as vítimas. Em todo o país, pelo menos 26 edifícios desabaram e deslizamentos de terra também foram registrados. Serviços de energia elétrica e internet foram comprometidos.
A Agência Meteorológica do Japão informou que o epicentro do terremoto foi registrado próximo à costa leste de Taiwan. De acordo com um porta-voz da Administração Central de Meteorologia de Taiwan, este terremoto é o mais forte a impactar a ilha em 25 anos.
” O terremoto ocorreu próximo da superfície, a pouca profundidade. Foi sentido em todo Taiwan, e nas ilhas costeiras… É o mais forte em 25 anos “, declarou Wu Chien Fu, diretor do Centro de Sismologia de Taipei.
Com o terremoto, alertas de risco de tsunami foram emitidos pelas autoridades para áreas costeiras de ilhas do Japão e das Filipinas. Poucas horas depois, os alertas foram cancelados. Ondas de tsunami, no entanto, foram observadas na costa de Taiwan e nas ilhas do sudoeste do Japão depois do terremoto, mas não houve relatos imediatos de graves danos causados por estas ondas.