João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 27.59ºC
IBOVESPA 131043.27
Euro 6.1571
Dólar 5.6527
Peso 0.0058
Yuan 0.794
TikTok sabe que pode deixar usuários viciados e gerar ansiedade, revelam documentos internos
11/10/2024 / 20:08
Compartilhe:
Bloomberg/Hollie Adams

As equipes do TikTok sabiam dos efeitos nocivos da plataforma sobre os usuários jovens, mas limitaram as medidas preventivas por medo de uma queda no número de usuários, de acordo com documentos internos revelados nesta sexta-feira (11) pela rádio pública do estado de Kentucky, nos Estados Unidos.

Para a plataforma, os documentos foram “tirados do contexto” e citados de forma “enganosa”. A empresa destaca que implementou medidas de proteção aos menores em sua rede social.

Os documentos foram mencionados na citação judicial emitida pelo promotor de Kentucky, juntamente com outros 12 estados dos EUA e pelo promotor de Washington D.C., acusando o TikTok de prejudicar a saúde mental de seus usuários jovens.

A Rádio Estadual de Kentucky reconstruiu as comunicações antes que um juiz estadual ordenasse que os documentos fossem removidos dos registros públicos.

Os documentos mostram que o TikTok estava ciente do poder de atração de sua plataforma e de seu algoritmo de recomendação, que oferece vídeos em cadeia.

“Precisamos estar cientes” das consequências que o algoritmo pode ter no “sono, na nutrição, na movimentação pelo quarto ou no olhar alguém nos olhos”, escreveu um executivo da empresa.

Em outro documento interno, o TikTok avaliou que um usuário pode “ficar viciado” a partir de 260 vídeos visualizados.

*com informações do G1