A Primeira Seção Especializada Cível do Tribunal Justiça da Paraíba aprovou voto de aplauso ao procurador José Guilherme Ferraz da Costa, que assume nesta quarta-feira (6) a chefia do Ministério Público Federal na Paraíba. Ele sucede o procurador Sérgio Rodrigo Pimentel de Castro Pinto, que durante os últimos dois anos liderou o órgão no Estado.
A homenagem foi iniciativa do desembargador José Ricardo Porto e teve aprovação, por unanimidade, com chancela do órgão ministerial paraibano, através do procurador Aristóteles de Santana Ferreira, em sessão por videoconferência nesta quarta-feira.
José Ricardo Porto ressalta a formação jurídica de Guilherme Ferraz, destacando sua atuação enquanto professor e humanista, visão panorâmica da realidade social, empenho na proteção e preservação dos direitos humanos, penal e ambiental.
O desembargador relembra o período em que conviveu com Guilherme no Tribunal Regional Eleitoral, à época no exercício de procurador Regional Eleitoral (PRE), e ele como advogado militante, comentando que o “doutor José Guilherme dialogava sempre com a classe dos advogados de forma respeitosa. Inteligente e elegante, atendia os profissionais da advocacia em seu gabinete com urbanidade e presteza, além de veemente defensor do Estado Democrático de Direito em toda plenitude”.
José Ricardo Porto também solicitou que fosse encaminhado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, cópia da moção.