A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (2), a antecipação do pagamento das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025, ano-base 2024. Inicialmente previstos para cinco lotes, com o último em setembro, os depósitos foram concluídos em agosto.
“Contribuintes que entregaram a declaração de ajuste anual do imposto de renda da pessoa física (DIRPF) no prazo e sem inconsistências já receberam os valores”, destacou a Receita Federal. A eficiência no processamento das declarações permitiu que todos os contribuintes elegíveis recebessem seus valores até o lote de agosto.
A Receita Federal pagou até agora R$ 36,9 bilhões em restituições neste ano, apuradas em 22,67 milhões de declarações de ajuste anual. Para confirmar a inclusão no último lote do IR, pago em agosto, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet e fazer a consulta.
Os contribuintes que indicaram ter direito à restituição e ainda não receberam os valores caíram na malha fina do Fisco, ou seja, tiveram a declaração retida para verificações. Aqueles que não tiveram sua restituição liberada devem acessar a página da Receita Federal na internet e clicar em “Meu Imposto de Renda” para uma consulta completa da situação da declaração, por meio do “Extrato do Processamento”.
“Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas”, explicou a Receita Federal.