João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 26.8ºC
IBOVESPA 127733.88
Euro 6.1275
Dólar 5.8061
Peso 0.0058
Yuan 0.8036
Tons terrosos e materiais sustentáveis dão o tom dos lares
16/06/2023 / 11:45
Compartilhe:

Decoração natural vai além de tendências, e combina com diversos estilos de arquitetura

Quando o assunto é decoração com elementos naturais, o Brasil sai na frente, aproveitando sua própria cultura e materiais nativos. Por aqui, investir em uma parede sustentável para a decoração da casa pode significar desde revestimento com concreto reciclado, utilizar uma tinta com pigmentação natural ou até ter jardins suspensos com plantas brasileiras. 

Muito utilizada em imóveis como casas de campo, áreas externas e livings, a decoração é uma tendência que reaparece de tempos em tempos, combinando diferentes estilos. Entre os materiais que configuram essa tendência estão madeiras, paletas de cores tropicais e pigmentação orgânica.

Decoração natural: confira os principais elementos desse estilo atemporal e versátil

A principal característica dessa tendência é o destaque a aspectos da natureza, de preferência com materiais orgânicos e sustentáveis. Uma das vantagens de optar pela decoração natural é que ela se adapta aos mais diversos ambientes, sejam eles urbanos, caseiros ou empresariais. 

Para um resultado satisfatório, o ideal é pesquisar diversas referências, elencando elementos modernos e rústicos que te agradem. Não existe certo e errado em uma decoração de estilo natural, mas o equilíbrio ainda é a melhor opção de manter os ambientes agradáveis e uma reforma mais duradoura.

Tons terrosos e texturas

A aplicação de paletas de cores em tons de beges, marrons, verdes, amarelos e vermelhos faz parte da decoração de estilo natural. Essas cores conseguem harmonizar com quase todo tipo de ambiente, transmitindo sensação de tranquilidade, conforto e até mesmo deixando esses espaços mais vibrantes. 

O uso de texturas possui a mesma função, mas aqui o cuidado deve ser na hora de aplicar esses elementos em ambientes com pouca iluminação. Para um resultado ainda mais natural, é possível criar texturas com areias, pedras e outros elementos que podem ser reciclados futuramente, ou já adquiridos de forma sustentável.

Móveis e objetos de madeira

É impossível falar de tendências de decoração inspiradas na natureza, sem mencionar as madeiras. Hoje em dia a produção de móveis e demais objetos deve ser certificada por órgãos fiscalizadores, garantindo que a matéria-prima esteja de acordo com programas de proteção ambiental e reflorestamento.

Muitos ateliês trabalham com madeiras recicladas, utilizando móveis descartados e feitos com madeira de alta qualidade, transformando o material em novos produtos. Uma forma ainda mais sustentável de aplicar madeira na sua decoração é optar por revestimentos, como adesivos biodegradáveis que simulam o acabamento da madeira, mas com muito menos impacto ambiental.

Plantas e iluminação natural

Nem sempre é possível contar com uma boa fonte de entrada de luz natural em casa, a partir de janelas, portas de vidro ou claraboias. Para quem possui varanda, apostar em vasos de plantas e jardins suspensos é uma forma de adaptar a decoração natural a espaços de qualquer tamanho.

As plantas também podem ser utilizadas de forma pontual na sua decoração, como em pequenos arranjos na mesa de jantar, decorando molduras de quadros ou em vasos de especiarias na cozinha.

Sustentabilidade

Cada vez mais atrelada a novas tecnologias, a sustentabilidade é uma pauta fundamental para quem quer decorar a casa, apartamento ou escritório de forma natural. Tintas com pigmentação natural, madeira e concreto reciclado, além de sistemas de reuso da água na rega de plantas são apenas alguns exemplos. 

E sim, o concreto pode ser combinado com os demais elementos na decoração natural, exercendo inclusive uma função importante. Alguns materiais conseguem interferir na temperatura do ambiente, como o concreto reduzido em carbono, que ajuda a manter a temperatura fresca na superfície da parede, e ainda reduz o peso na estrutura como um todo.