O Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, foi palco neste sábado (1º de junho), das 9h às 17h, do Torneio Juvenil de Robótica – etapa regional Paraíba, evento de robótica jovem do país, realizado anualmente, reunindo talentos de diferentes escolas estaduais, municipais e privadas.
Nesta edição, o torneio contou com a participação de cerca de 250 estudantes, que competiram em diversas modalidades.
Entre os destaques da etapa regional Paraíba do torneio em 2024, a equipe de Robótica da ECIT Pedro Anísio, situada no Bairro dos Ipês, em João Pessoa, mais uma vez conquistando várias premiações e repetindo o sucesso do ano passado. As premiações da ECIT incluem:
1º Lugar na Modalidade Viagem ao Centro da Terra – Nível 3
1º Lugar na Modalidade Viagem ao Centro da Terra – Nível 4
1º Lugar na Modalidade Dança com Robôs – Nível 3
3º Lugar na Modalidade Cabo de Guerra – Nível 3
3º Lugar na Modalidade Cabo de Guerra – Nível 4
1º Lugar na Modalidade Cabo de Guerra – Nível 3
1º Lugar na Modalidade Carros Autônomos
2º Lugar na Modalidade Carros Autônomos
Todas estas equipes foram classificadas para Etapa Nacional do TJR, a ser realizada nos próximos meses na cidade de São Paulo-SP. Além disso, a escola também estará indo para o Campeonato internacional no Chile em setembro, referente ao torneiro do ano passado.
“Foram campeões nacional ano passado e este ano ganharam novamente o estadual. A escola é bicampeão paraibana e irá representar também no nacional em São Paulo a Paraíba”, comenta com orgulho o professor de Robótica Crismarkes Ferreira, professor na ECIT Pedro Anísio, e que organiza o evento junto com os também professores Jordan Oliveira e Christiano Rodrigues. “Fomos campeões paraibanos este sábado novamente, conquistamos o bicampeonato e com isso a vaga para o nacional 2024 do Torneio Juvenil de Robótica”, celebra.
Crismarkes explica que o ensino de robótica nas escolas proporciona inúmeros benefícios para os estudantes, incluindo o desenvolvimento do raciocínio lógico, habilidades de programação, trabalho em equipe e a capacidade de solucionar problemas complexos, além de estimular a criatividade e o interesse por carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
“Com eventos como o TJR, fica claro que o investimento em educação tecnológica é fundamental para formar cidadãos preparados para um mundo cada vez mais digital e interconectado. O sucesso contínuo da ECIT Pedro Anísio é uma prova de que, com incentivo e recursos adequados, os jovens podem alcançar grandes feitos e contribuir significativamente para a sociedade”, destacam os professores.
Este ano, o evento bateu recorde de inscrições, com 90 equipes de escolas municipais, estaduais, instituições federais e privadas competindo em diferentes desafios. Entre as competições, destacam-se cabo de guerra, sumô, resgate de alto risco, entre outras. O objetivo é ampliar o estudo em equipe e fomentar o estudo da robótica e da tecnologia em geral.
Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
Publicado por Matheus Melo*