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Tráfego orgânico: métrica fundamental para vender na internet
10/10/2022 / 15:11
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O marketing digital começa com a atração de pessoas. Se você não conseguir trazer o público certo para o seu canal digital, não terá resultados.

Durante muito tempo, a principal forma de chamar a atenção de potenciais clientes era através do pagamento. Mas com o desenvolvimento da Internet, isso mudou para melhor.

Hoje, as visitas a um site podem ser geradas sem gastar dinheiro em publicidade ou compra de uma lista de e-mail, isso é o que chamamos de tráfego orgânico.

O tráfego orgânico é o principal objetivo de muitas empresas que investem na criação de estratégias de aquisição de clientes digitais.

Mas o que é o tráfego orgânico?

Todas as visitas recebidas pelos canais digitais, como o site ou blog de uma empresa, são chamadas de tráfego.

O tráfego orgânico nada mais é do que o tráfego que vem espontaneamente sem o uso de publicidade. Geralmente esse tipo de tráfego vem de mecanismos de busca como Google e Bing.

Não se pode dizer com certeza que o tráfego orgânico não envolve nenhum custo, porque as estratégias para atrair visitas custam dinheiro e tempo.

Mas a principal diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago é que você pode obter resultados por muito tempo depois de gastar dinheiro uma vez.

A postagem no blog que você faz leva tempo e dinheiro, mas pode render resultados hoje e daqui a um ano. Enquanto isso, os anúncios persistirão enquanto você pagar.

Custo benefício

Comparado ao uso de publicidade, o tráfego orgânico ajuda a reduzir o custo de sua estratégia de marketing.

Portanto, a margem de lucro nas vendas é maior. Com isso, você pode dizer que a relação custo-benefício do tráfego orgânico é incomparável.

Relevância

O Google mostra quando o resultado é um anúncio pago. Assim, os usuários já sabem que a página em questão está tentando vender algo para eles, o que reduz a confiança nas informações fornecidas.

Por sua vez, os resultados orgânicos são vistos como reais e ganham maior credibilidade desde o início.

Escalabilidade

Os anúncios não são escaláveis. Quando você parar de gastar dinheiro com eles, seu tráfego diminuirá.

Além disso, o custo de atrair um grande número de visitantes qualificados pode ser esmagador. Para o tráfego orgânico, o oposto é verdadeiro: quanto mais visitas, menores serão seus custos.

Construção de relacionamento

O tráfego pago tem seu valor, mas é melhor para quem quer vender logo. Para construir relacionamentos fortes e acompanhar os clientes durante todo o processo de compra, o tráfego orgânico é a melhor opção.

Duração

A duração dos resultados da estratégia orgânica não tem data de validade.

Uma postagem de blog pode gerar milhões em vendas por um longo período de tempo, o que é quase impossível em comparação com o custo de manter uma campanha de tráfego pago em execução.

Como faço para gerar tráfego orgânico?

Como gerar tráfego orgânico não é difícil, primeiro, você deve ter noção de três estratégias do marketing digital.

O marketing de conteúdo é um dos pilares do marketing digital. Hoje, a geração de tráfego orgânico dificilmente acontece sem algum tipo de conteúdo que interesse aos usuários.

Então, se você quer alcançar visitantes qualificados sem recorrer a recursos pagos, saiba como funciona o marketing de conteúdo e o que você precisa fazer para aplicá-lo de forma consistente.

Outro pilar é o SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização para mecanismos de busca. Isso significa tornar mais fácil para o Google encontrar seu site.

Assim como o marketing de conteúdo, o SEO é uma excelente estratégia, mas requer tempo e disciplina. Dependendo da aparência do seu site hoje, muitas alterações são necessárias.

Mas não há dúvida de que os esforços valem a pena: um site bem visto pelo Google é um forte candidato a gerar tráfego orgânico.

E por fim, há também o e-mail marketing. Construir relacionamentos com as pessoas que visitam seu conteúdo é a única maneira de transformar visitantes simples em leads e, posteriormente, clientes.

O email marketing é um dos melhores canais para cultivar o interesse de um público cativo com conteúdo atualizado e relevante.

E, com uma lista de e-mail, é mais fácil atrair visitantes para seu conteúdo do que apenas promovê-lo na web.

Algumas dicas infalíveis para potencializar o tráfego orgânico

É inútil pensar no que o Google considera relevante e esquecer as funções. Lembre-se, as pessoas vão consumir o que você produz.

Pense no que suas personas querem e precisam, entenda como elas buscam respostas para perguntas-chave e construa seu plano com base nesses dados.

As palavras-chave ainda são muito importantes para uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa, pois ajudam esses sites a determinar o que os usuários estão procurando e qual conteúdo atende melhor às suas necessidades, portanto, utilize-as.

O Google permite que o conteúdo apareça de diferentes maneiras nas páginas de pesquisa para chamar a atenção dos usuários.

Você pode personalizar o título do artigo ou da página, bem como a meta descrição do que as pessoas encontrarão ao clicar no link.

Por fim, é importante que seu conteúdo seja altamente relevante para seu público, mas isso não significa que ele só precise ser distribuído em um formato, invista em blog posts, infográficos, apresentação de slides, vídeos, e-books e outros formatos.