A Maternidade Frei Damião iniciou nesta terça-feira (29) a transferência de pacientes internados para o Hospital da Mulher Dona Creusa Pires, em João Pessoa. Referência no atendimento de gestações e partos de alto risco na Paraíba, a unidade passa por um processo de mudança gradativa que será concluído até quinta-feira (31).
Com a transição, os atendimentos externos na Frei Damião serão encerrados a partir desta terça. Durante o período de mudança, a população que precisar de atendimento materno-infantil deve procurar outras unidades de saúde, como o Hospital do Servidor General Edson Ramalho, o Instituto Cândida Vargas e o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).
Segundo a diretora-geral da maternidade, Marcela Tárcia, os pacientes internados na Frei Damião serão transferidos de forma progressiva para a nova unidade, que começa a funcionar oficialmente em 1º de agosto.
O Hospital da Mulher conta com 203 leitos e estrutura moderna, incluindo ambulatório, centro de parto normal, centro cirúrgico obstétrico, banco de leite humano, centro de imagem, UTIs e unidades de cuidados intermediários. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Ari Reis, o novo hospital representa um avanço na assistência integral à saúde da mulher, beneficiando famílias de toda a Paraíba.