João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 25.33ºC
IBOVESPA 128106.1
Euro 5.3598
Dólar 5.0153
Peso 0.0058
Yuan 0.694
Transporte coletivo em João Pessoa opera sem desoneração tributária ou socorro de subsídios
12/04/2021 / 09:25
Compartilhe:

O transporte coletivo de passageiros (ônibus urbano) em João Pessoa continua a operar sem desoneração tributária ou ajuda de subsídios. Com a crise econômica agravada pela queda do número de passageiros e restrições da atividade em razão da pandemia, o setor enfrenta grandes dificuldades para manter o equilíbrio econômico-financeiro das empresas concessionárias.

Segundo dados do boletim fevereiro-março da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) , em alguns estados e cidades do País o poder público adotou medidas para socorrer o setor.

A mais recente delas aconteceu no vizinho estado do Rio Grande do Norte, na capital Natal. Por lá, a Prefeitura de Natal e o Governo do Estado reduziram a cobrança de impostos sobre o transporte público na cidade. Pelo acordo, o município vai diminuir em 50% a cobrança do ISS. Já o governo do estado decidiu reduzir em 50% a alíquota do ICMS sobre o diesel e o biodiesel das empresas de ônibus. As medidas vão evitar o reajuste da tarifa para os passageiros.

Para o diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), Isaac Jr. Moreira, seria muito importante para o sistema uma iniciativa semelhante. “Medidas como essas são importantíssimas num momento tão delicado como esse que estamos passando. Na prática, para o nosso cliente, que é o passageiro do coletivo, significaria um impacto menor num provável aumento de tarifa”, afirma Isaac.

Até o momento, em todo o País, foram 26 anúncios de subsídios, quatro iniciativas de desoneração tributária e nove deliberações para compras antecipadas de passagens no cartão.