A aguardada quarta rodada de negociações entre Ucrânia e Rússia, marcada para esta segunda-feira (14), foi interrompida logo no início da reunião. De acordo com o negociador e conselheiro da Ucrânia, Mikailo Podolyak, o término do encontro foi causado por uma “pausa técnica”. Ele ainda informou que o diálogo será retomado na terça-feira (15).
“Vamos fazer uma pausa técnica nas negociações até amanhã, para permitir que sigamos trabalhando nos subgrupos de trabalho e esclarecer alguns termos”, escreveu no Twitter Mikhailo Podolyak, negociador e conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
“A comunicação (com Moscou) continua estabelecida, embora seja complicada”, tuitou Podolyak, acrescentando que “as partes expressarão suas posições concretas”. “A razão de nossas divergências vem do fato de que temos sistemas políticos muito diferentes”, destacou, ao chamar Rússia de “a opressão máxima de sua própria sociedade”.
Esta é a quarta rodada de negociações entre Podolyak e o russo Vladimir Medinski, conselheiro do Kremlin. As três sessões anteriores aconteceram nas fronteiras Ucrânia-Belarus e Polônia-Belarus. A nova rodada acontece após uma primeira reunião sem resultados entre os chefes da diplomacia russa e ucraniana na quinta-feira passada na Turquia.