22.1 C
João Pessoa
18.9 C
Campina Grande
11.5 C
Brasília

Trauma de CG é selecionado para participar do projeto de reestruturação de hospitais públicos

A equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), parceiro do projeto, e representantes do Ministério da Saúde realizaram, nesta terça-feira (17), a primeira visita à unidade em Campina Grande

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga, em Campina Grande, que integra a Rede Hospitalar do Governo da Paraíba, foi selecionado para participar do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), triênio 2021-2023, assim como outros cinco serviços em prol do fortalecimento da assistência hospitalar ao usuário. A equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), parceiro do projeto, e representantes do Ministério da Saúde realizaram, nesta terça-feira (13), a primeira visita ao Trauma-CG.

De acordo com a coordenadora do projeto, Carolinne Abrahão, nesta terça-feira foi dado o início às visitas de aproximação e reconhecimento na Paraíba onde o projeto ainda não atuou, e neste triênio serão contempladas seis instituições, do litoral ao sertão.

Leia Também

“Estamos muito entusiasmados e engajados a disseminar o fluxo seguro do paciente cirúrgico e atuar na interlocução com o Núcleo de Internação e Regulação (NIR), Núcleo de Segurança do Paciente, Núcleo de Educação Permanente ( NEP), Farmácia e articulação com o processo de desospitalização pelo Programa Melhor em Casa do Estado. Os resultados esperados são: melhoria contínua de processos para otimizar giro de leitos, redução do tempo de internação, implantação do protocolo de sepse, disseminar a cultura de qualidade e segurança do paciente, otimizar custos e gestão consciente de recursos”, destacou.

Carolinne Abrahão adiantou que esta visita era de reconhecimento do serviço e o marco inicial do projeto, com a aplicação da Ferramenta de Avaliação Hospitalar (FAHosp) para o diagnóstico situacional, seguido de planejamento de melhorias, implantações de processos e monitoramento ao longo de 18 meses com visitas presenciais e atividades remotas periódicas com a equipe interna multiplicadora.

“Após este período de intervenção, a instituição continuará sendo acompanhada até dezembro de 2023 na fase de transição e transferência de experiências, com objetivo de deixar o legado à sociedade paraibana”, observou.

Para o diretor técnico do Hospital de Trauma-CG, Sebastião Viana, o projeto surgiu em momento oportuno por conta da pandemia, período em que o giro de leitos, quantitativo de medicamentos e integração da equipe são ferramentas fundamentais para a qualificação do serviço.

“Nos sentimos lisonjeados por sermos o primeiro hospital da Paraíba a iniciar este projeto de reestruturação do SUS. Trata-se de um divisor de águas entre SUS de outrora e a política de saúde atual”, destacou Sebastião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

São João de Campina Grande: veja as atrações que se apresentam hoje no Parque do Povo

Felipe Araújo, Ton Oliveira, Fabrício Rodrigues e Diego Santana, estarão no palco principal do Parque do Povo na noite deste sábado em Campina Grande....

SALÁRIO: Prefeitura de João Pessoa antecipa pagamento de junho e anuncia aumento de 10 %

O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta segunda-feira (20), o reajuste linear de 10% para todos os servidores do Município de João Pessoa (exceto àquelas...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#