João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 32.74ºC
IBOVESPA 141263.56
Euro 6.37755
Dólar 5.4136
Peso 0.00440234
Yuan 0.75474885
TRE mantém cassação de quatro vereadores e oposição poderá ser maioria em Campina Grande
06/11/2023 / 18:04
Compartilhe:

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) confirmou a cassação dos mandatos de quatro vereadores de Campina Grande hoje. O julgamento havia sido iniciado semana passada, quando o Tribunal formou maioria com esse entendimento.

No último voto que faltava, o juiz Roberto Moreira acompanhou o relator das ações, Fábio Leandro. O relator havia votado pelo reconhecimento de candidaturas laranjas somente do União Brasil, absolvendo o Pros. Mas quatro magistrados optaram pela fraude nas duas legendas, acompanhando o MPE.

Com a maioria formada, ficam anulados os votos dos partidos União Brasil e Pros e, por consequência, cassados os mandatos dos suplentes e dos vereadores Dinho Papaléguas e Waldeny Santana, do União Brasil, e Carol Gomes e Rui da Ceasa, eleitos pelo PROS.

A Corte deliberou ainda pela recontagem dos votos, que ficará a cargo da Justiça Eleitoral de Campina Grande.

Nos bastidores há a indicação de crescimento, após a retotalização dos votos, da bancada de oposição. Os cálculos apontam que assumiriam os mandatos Bruno Faustino e Doutora Carla, substituindo Dinho e Waldeny; e Márcio Melo e Napoleão Maracajá, em substituição a Carol Gomes e Rui da Ceasa.

Se for confirmada a tese a oposição deverá ser maioria no Legislativo municipal. Terá 12 integrantes, diante de 11 da base do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD).

Ainda cabe recurso da decisão do TRE.

 

F5online com Jornal da Paraíba