O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), realiza no início da manhã deste domingo (2), o Teste de Integridade da Urna Eletrônica.
As urnas que estão sendo testadas ocorre no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, sob condições normais de uso (Votação Paralela), que acontecerá nas urnas das 20 seções escolhidas, consiste em realizar uma votação paralelamente à votação oficial, a fim de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel e em um terminal de apuração independente.
Tudo é feito em ambiente gravado e fiscalizado. É um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral desde 2002 com o objetivo de testar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica, conferindo transparência ao Processo Eleitoral.
Ao final do processo, os votos registrados nas urnas eletrônicas deverão ser os mesmos encontrados nas urnas de lona que armazenarão as cédulas de papel preenchidas pelos representantes das entidades fiscalizadoras, e por alunos dos Colégios Lourdinas e Pio X.