João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 33.28ºC
IBOVESPA 128508.67
Euro 5.4528
Dólar 5.0723
Peso 0.0058
Yuan 0.7005
INMET: Três cidades paraibanas aparecem entre as seis do Nordeste com maior volume de chuva em 24h
08/07/2023 / 12:43
Compartilhe:

A faixa leste da região Nordeste, principalmente entre o litoral dos estados da Paraíba e Sergipe terá grande volume de chuva até, pelo menos, a próxima quarta-feira, 12 de julho.

O transporte de umidade do oceano Atlântico para o continente contribui com o aumento da nebulosidade e da chuva na costa leste da região, podendo atingir a Zona da Mata e o agreste de Pernambuco e Alagoas. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Ainda segundo o Inmet, João Pessoa foi a cidade da região Nordeste que registrou o maior volume de chuvas em 24h, até 15h desta sexta-feira (07.07), com 126,6 mm. As cidades de Areia (44,0 mm), no Brejo paraibano, e Monteiro (38,6 mm), no Cariri, aparecem em 4° e 5°, respectivamente, no ranking sobre os maiores volumes de chuva no Nordeste.

De acordo com publicação do Inmet, as chuvas continuam no fim de semana, principalmente, no leste nordestino. Os maiores volumes devem se concentrar entre Pernambuco e Sergipe. Também pode chover de moderado a forte no nordeste da Bahia.

No Rio Grande do Norte e na Paraíba, a tendência é de diminuição da intensidade da chuva. Já em Alagoas e Sergipe, a intensidade pode aumentar. O tempo nublado e com chuva também persiste em áreas do semiárido.

De acordo com dados da AESA PB (Agência Executiva de Gestão das Águas), foram observados 177,6 mm de chuva na capital paraibana João Pessoa nesta sexta-feira (07.07).

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves informou, à noite, que o registro chega a quase 70% do que deveria chover durante todo o mês de julho, que apresenta uma média histórica na casa dos 284,9mm. O órgão pode ser acionada em casos de emergência pelo contato (83) 988316885.

 Alertas

O estado da Paraíba está sob dois alertas, um laranja e outro amarelo, sobre perigo e perigo potencial de acumulado de chuva, que valem até o fim da manhã deste domingo (9).

O alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuvas indica que podem ocorrer chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

As instruções são para evitar enfrentar o mau tempo, observar alterações em encostas evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

As cidades do Agreste paraibano que estão sob este alerta podem ser consultadas aqui.

Já no alerta laranja de perigo de acumulado de chuvas, para o Agreste e Mata paraibana, podem ocorrer precipitações entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

As instrução, nesse caso, também são de, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Os municípios que estão sob o alerta laranja podem ser vistos aqui.