João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 27.01ºC
IBOVESPA 142348.7
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Treze é reconhecido como patrimônio histórico, cultural e imaterial da Paraíba
10/09/2025 / 20:29
Compartilhe:
Foto: Rafael Costa / Treze

O Treze Futebol Clube encerra o ano do centenário com uma conquista simbólica para sua história. Nesta quarta-feira (10), a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade o projeto que reconhece o clube, sua torcida e demais elementos ligados à instituição como patrimônio histórico, cultural e imaterial do estado.

A proposta foi apresentada em julho pelo deputado Doutor Romualdo (MDB) e teve como objetivo preservar a relevância do Treze não apenas no esporte, mas também no campo cultural e social, destacando a identidade e a tradição dos torcedores.

Na justificativa, o parlamentar ressaltou que o reconhecimento vai além do futebol, por representar “a preservação de um bem simbólico que traduz a paixão e a identidade de um povo”, reforçando a importância do clube para a memória cultural da Paraíba.

Fundado em 7 de setembro de 1925, o Treze completou 100 anos em 2025. O documento aprovado destaca ainda a trajetória do clube ao longo de um século, suas conquistas, rivalidades — especialmente com o Campinense, no clássico “Maiorais” — e sua contribuição para o desenvolvimento social e urbano de Campina Grande.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp