Depois de seis rodadas sem vitória, o Treze finalmente reencontrou o caminho dos três pontos na Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (12), o Galo da Borborema superou o Sousa por 1 a 0, no Estádio Marizão, em confronto válido pela 12ª rodada da fase de grupos.
Com o resultado, o time de Campina Grande deixou a lanterna do Grupo A3, subindo para a 6ª colocação com 13 pontos — apenas um atrás do G-4, zona de classificação para a próxima fase. O cenário, porém, ainda depende da conclusão da rodada para se consolidar. Já o Sousa, com a derrota em casa, caiu para o 7º lugar e permanece com 11 pontos, vendo a vaga ficar cada vez mais distante.
Gol cedo e pressão do adversário
A vitória alvinegra foi construída ainda no início do jogo. Aos 15 minutos, após cobrança de falta e rebote na área, Carlos Henrique apareceu bem e, de cabeça, marcou o único gol da partida.
Pouco depois, Flavinho quase ampliou em chute de longa distância, exigindo boa defesa de Bruno Fuso. A partir daí, o Dinossauro cresceu na partida e passou a pressionar em busca do empate, com finalizações de Patrick, Jackson Santos e Guilherme Lucena, mas parando em boas intervenções do goleiro Rayan ou errando o alvo.
Na segunda etapa, o Sousa manteve a posse de bola, mas encontrou dificuldades para furar o bloqueio defensivo montado pelo Treze. A melhor chance dos donos da casa veio aos 20 minutos: Luis Henrique ficou livre após cruzamento e indecisão da zaga, mas finalizou para fora.
Apesar das mudanças promovidas pelo técnico Tardelly Abrantes para tornar o time mais ofensivo, o Sousa esbarrou na forte marcação adversária. O Treze, por sua vez, soube segurar o resultado e saiu do Sertão com uma vitória valiosa na luta pela classificação.
Próximos jogos
Pela penúltima rodada da fase de grupos, as duas equipes voltam a campo no próximo domingo (20), às 16h. O Sousa viaja até Caruaru, onde enfrenta o Central no Lacerdão. O Treze joga no Estádio Amigão, em Campina Grande, contra o América-RN.