João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 23.91ºC
IBOVESPA 143150.84
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Trump diz estar surpreso e insatisfeito com condenação de Bolsonaro no STF
12/09/2025 / 06:18
Compartilhe:
A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: bolsonaro-e-trump
Foto: Reprodução/Rede social X

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (11) estar “surpreso” e “muito insatisfeito” com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

Trump comparou a condenação de Bolsonaro com processos judiciais que ele próprio enfrentou.

“Eu assisti ao julgamento. Eu o conheço muito bem. Líder estrangeiro, ele era um bom… eu achava que ele era um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram”, afirmou Trump.

“Estou muito insatisfeito com isso. Eu conheço o presidente Bolsonaro, não tão bem, mas o conheço como líder de um país. E sempre o considerei muito correto, de fato muito notável, na verdade, como homem, um homem muito notável. Acho que é uma coisa terrível. Muito terrível. Acho que é muito ruim para o Brasil.”

O presidente americano não disse se pretende aplicar novas sanções ao Brasil em razão da condenação. Porém, o secretário de Estado, Marco Rubio, prometeu que os EUA “responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”.

“As perseguições políticas do violador de direitos humanos Alexandre de Moraes, sancionado, continuam, já que ele e outros membros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram injustamente pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”, afirmou.

Condenação

A Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro e sete aliados por crimes como organização criminosa armada, golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O placar da Primeira Turma fechou em 4 x 1:

  • Alexandre de Moraes: Votou pela condenação
  • Flávio Dino: Votou pela condenação
  • Luiz Fux: Votou pela absolvição
  • Cármen Lúcia: Votou pela condenação
  • Cristiano Zanin: Votou pela condenação