João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 34.24ºC
IBOVESPA 131123.93
Euro 6.1558
Dólar 5.514
Peso 0.0057
Yuan 0.782
Tudo que você precisa saber antes de investir em uma franquia
17/07/2023 / 16:24
Compartilhe:

Investir sempre requer muito estudo técnico, mas não é tudo. Confira alguns conhecimentos essenciais sobre a empresa antes de investir em uma de suas franquias

Nos últimos anos, investimentos têm se popularizado para boa parte dos cidadãos. Algo que antigamente era mais elitizado tem virado tema de interesse público, por meio de canais de YouTube ou pelas famosas fintechs que propõe deixar seu dinheiro da conta-corrente rendendo.

No entanto, investimentos de renda variável continuam sendo um quebra-cabeça para boa parte da população. Investir na bolsa de valores é algo que requer um estudo mais aprofundado, assim como investimentos de fundo imobiliário ou de franquias. Por isso, algumas pessoas contratam economistas ou contadores especializados para cuidarem de seus investimentos e, no caso de franquias, encontrar franquias baratas e lucrativas.

No entanto, isso não significa que você não deve entender minimamente do assunto. Afinal, se trata do seu dinheiro, da sua renda e do seu futuro. Por isso, confira algumas dicas para se atentar na hora de investir em franquias.

Se prepare tanto intelectualmente, quanto psicologicamente 

Nos últimos anos, principalmente com a Covid-19, o número de pessoas ansiosas aumentou. E, graças à conscientização da importância da saúde mental, as pessoas estão cada vez mais atentas a essa questão. No entanto, é preciso ter pulso firme e clareza na hora de investir.

Por isso, é importante que você não aja por impulso. O mercado não é algo linear, ele sobe e desce e é necessário preparo intelectual para calcular se é um bom negócio e ter preparo psicológico para não se desesperar, podendo resultar em perda de lucro ou até do dinheiro investido.

Algumas pessoas têm dificuldade em começar a investir, por medo de perder o dinheiro. No entanto, com conhecimento básico, as chances dessa perda diminui. Apesar de nunca ser zero, você terá uma melhor resistência e saberá o que fazer em momentos de dificuldades. Além disso, as coisas não serão mais fáceis daqui a um tempo, então tome uma decisão de investir ou não, mesmo com o frio na barriga.

Confira qual é a história da marca

Você não confia sua vida ou um bem valioso a alguém que acabou de conhecer e não sabe nada sobre, certo? Da mesma forma, você não deve confiar seu dinheiro a uma marca que você não conhece a história.

Conheça a história da marca, estude-a, veja se seus valores combinam, quem é o fundador da marca. Tudo isso pode ser motivador na hora de investir e no futuro. A vida não é só trabalho. Sem motivação, você não terá vontade de trabalhar naquele segmento ou sequer investir no negócio. A marca precisa fazer sentido para você também, e não só no sentido financeiro.

Cuidado com empréstimos

Muitas pessoas pegam empréstimos para investir, esperando um retorno de lucro imediato. No entanto, não é assim que o mercado financeiro funciona. Você não se tornará rico ou milionário da noite para o dia. 

Além disso, empréstimos contém juros, que podem duplicar ou triplicar o valor que você pegou emprestado. Por isso, o recomendado é que você junte o dinheiro do seu próprio bolso para o investimento. Seja fazendo renda extra ou guardando um pouco da sua renda fixa. Assim, você não terá uma dívida gigantesca depois que investir.

Visite a franquia

No Ensino Médio, é comum ouvir a dica de passar um dia com um profissional da área que você quer seguir, para você sentir a rotina e ver se é o tipo de trabalho que você quer. Da mesma forma, você precisa visitar a franquia e sentir a rotina, conhecer um pouco do processo, antes de investir nela. Afinal, seu dinheiro estará ali e você precisa saber exatamente no que está investindo seu dinheiro.