João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 34.18ºC
IBOVESPA 122554.35
Euro 5.7828
Dólar 5.3934
Peso 0.0059
Yuan 0.743
Tudo que você precisa saber sobre a vacina contra HPV, que agora é em dose única
30/04/2024 / 14:07
Compartilhe:
Brasil passa a adotar esquema de dose única contra o HPV. Anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade – Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A estratégia em dose única contra o HPV, que tinha o modelo de duas aplicações, busca intensificar a proteção contra o câncer de colo de útero e outras complicações associadas ao vírus e permite dobrar a capacidade de imunização nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, nos serviços de saúde pública, o imunizante é indicado para os seguintes públicos:

  • Meninos e meninas de 9 a 14 anos
  • Vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham sido imunizadas previamente
  • Pessoas que vivem com HIV
  • Transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea
  • Pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a recomendação da dose única foi embasada em estudos com evidências robustas sobre a eficácia do esquema frente as versões com duas ou três etapas. Além disso, o esquema segue as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

O que é o HPV?

O HPV é considerado atualmente a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo e o principal causador do câncer de colo de útero. A estimativa do Ministério da Saúde é que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença no Brasil todos os anos.  

Apesar de se tratar de uma enfermidade que pode ser prevenida, ela segue como o quarto tipo de câncer mais comum e a quarta causa de morte por câncer em mulheres.

A vacina HPV quadrivalente incorporada em 2014 no Calendário Nacional de Vacinações do Brasil protege contra os tipos virais de HPV 6, 11, 16 e 18.

A prevenção primária, por intermédio da vacinação contra o HPV é, portanto, essencial para a prevenção dos cânceres relacionados a esse vírus e outras doenças associadas.  

Vacina contra o HPV é administrada em dose única para crianças e adolescentes – Foto: Ivomar Gomes

Onde receber a dose única do imunizante?

Em João Pessoa, o imunizante pode ser encontrado de forma gratuita em todas as salas de vacinas localizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs), policlínicas municipais e no Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre, com atendimento de acordo com o horário de funcionamento de cada serviço.

Para ter acesso à dose, basta os pais ou o responsável comparecer ao serviço com a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente, com um documento oficial, além do Cartão SUS.

Governo aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória recorrente passaram a integrar os grupos prioritários para a vacinação contra o HPV.

A inclusão, de acordo com o Ministério da Saúde, foi motivada por publicações que demonstram os benefícios da vacina como tratamento auxiliar para a doença, indicando redução no número e no espaçamento de recidivas em pacientes imunizados.

A vacina contra o HPV, no caso de pacientes com papilomatose respiratória recorrente, será ofertada mediante apresentação de prescrição médica. Para pacientes menores de 18 anos de idade, é necessário apresentar também um documento com o consentimento dos pais ou de responsáveis.