João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 34.13ºC
IBOVESPA 141977.84
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Turismo de negócios e eventos cresce no Brasil; modelo de residencial hoteleiro é uma opção rentável e segura para investir
13/10/2025 / 10:47
Compartilhe:
A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: whatsapp-image-2025-10-13-at-10-24-33

Congressos, convenções, feiras, viagens profissionais, eventos corporativos, o turismo de negócios e eventos está se expandindo na Paraíba e no Brasil. De acordo com o Ministério do Turismo, essa indústria representa 25% do turismo global e responde por 49% dos visitantes internacionais que chegam ao país.

Essa modalidade de turismo cresce em ritmo acelerado, impulsionada pela globalização e pela necessidade de integração entre empresas e profissionais de diferentes setores e países. Com o aumento do fluxo de visitantes, cresce também a demanda por hospedagens flexíveis, confortáveis e bem estruturadas. Nesse contexto, o modelo de residencial hoteleiro tem se consolidado como uma tendência que alia conforto, praticidade e rentabilidade.

Na Paraíba, o Grupo Holanda tem apostado nesse formato. Para a diretora comercial, Evani Holanda, esse modelo de estadia e de negócio se destaca por atender públicos com diferentes perfis. “O residencial hoteleiro é versátil: oferece ao turista a praticidade de uma hospedagem completa, podendo ser de curto ou longo prazo. Em contrapartida, oferece ao investidor uma oportunidade segura de valorização patrimonial. É um modelo que acompanha o novo ritmo do turismo e das viagens profissionais”, explica.

Segundo dados do IBGE, divulgados no boletim Radar Econômico da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, o segmento de turismo de eventos movimentou R$ 91,49 bilhões entre janeiro e agosto de 2025, registrando um crescimento de 3,8% em relação ao mesmo período de 2024.

O Brasil também se destaca no cenário internacional. Segundo o ranking da International Congress and Convention Association 2024, o país lidera na América Latina em número de eventos internacionais e ocupa a 15ª posição mundial, com 42 cidades preparadas para sediar esse tipo de atividade.

O CEO, Aldenor Holanda, reforça que o investimento nesse tipo de empreendimento acompanha a expansão do turismo de negócios no estado. “Estamos acompanhando um movimento nacional de expansão do turismo de negócios, e João Pessoa tem se posicionado cada vez melhor nesse cenário. Nossos empreendimentos unem hospitalidade e rentabilidade, contribuindo para fortalecer a infraestrutura da cidade e atrair novos investimentos”, pontua.

Empreendimentos – O Grupo Holanda conta com três residenciais hoteleiros em diferentes etapas de desenvolvimento. O primeiro está em fase de conclusão, no bairro de Tambaú; o segundo, também localizado em Tambaú, encontra-se em construção; e o terceiro será erguido no Bessa, em um dos últimos terrenos com acesso direto à praia.

Sobre o grupo – Fundado em 1975, o Grupo Holanda tornou-se referência em construção civil, engenharia e incorporação, sendo responsável por mais de vinte empreendimentos em bairros estratégicos da capital paraibana, como Bairro dos Estados, Miramar, Jardim Luna, Tambaú, Cabo Branco e Intermares. Ao longo de seus 50 anos de existência, a empresa consolidou sua marca no mercado com projetos que contribuíram para o crescimento urbano e a valorização imobiliária da cidade.