22.1 C
João Pessoa
18.9 C
Campina Grande
11.5 C
Brasília

Twitter adota mecanismo para proteger acionistas contra proposta de Elon Musk

Bilionário fez proposta de US$ 41 bilhões pela empresa, mas disse que tem plano B caso a oferta não seja aceita.

O Twitter informou nesta sexta-feira (15) que seu conselho de administração adotou por unanimidade o mecanismo de “poison pill” (“pílula do veneno”, em tradução livre), voltado para proteger acionistas minoritários. A medida foi tomada em resposta à proposta do bilionário Elon Musk de comprar a rede social por US$ 41,5 bilhões e torná-la uma empresa privada.

A medida, chamada formalmente de “plano de direitos dos acionistas de duração limitada”, é usada para se proteger contra aquisições hostis. Segundo o Twitter, o objetivo é permitir que investidores “percebam o valor total de seu investimento”.

Leia Também

Os direitos dos acionistas serão exercidos se uma pessoa ou empresa adquirir 15% ou mais das ações ordinárias do Twitter. Elon Musk informou no início de abril que adquiriu uma participação de 9,2%, o que o tornou o maior acionista individual da empresa.

Em comunicado, o Twitter afirmou que o plano reduzirá a probabilidade de que qualquer um obtenha controle da empresa sem pagar um prêmio a todos os acionistas ou sem dar tempo necessário para uma análise do conselho de administração.

“O plano de direitos não impede que o conselho se envolva com as partes ou aceite uma proposta de aquisição se acreditar que é do melhor interesse do Twitter e de seus acionistas”, disse a companhia. O mecanismo será válido até 14 de abril de 2023.

O que muda no Twitter
O mecanismo aprovado pelo Twitter prevê que, se os 15% de participação em ações da empresa for alcançado por uma parte, os demais acionistas terão direito a comprar ações da companhia com desconto, explica Natan Epstein, sócio da Catarina Capital, gestora da investimentos com foco em empresas de tecnologia.

“Na prática, o que ela fará será inundar o mercado com novas ações, automaticamente reduzindo a participação do grupo que originalmente obteve mais de 15%”, diz o analista.

“Esse mecanismo tira o incentivo de se obter uma participação maior do que 15% a mercado, dado que qualquer investidor que fizer isso estaria comprando com valor cheio algo que os demais acionistas obteriam com desconto”, continua.

Ele afirma a “poison pill” praticamente acaba com as chances de Musk ter sucesso na tentativa de comprar o Twitter em uma aquisição hostil.

‘Plano B’
Na última quinta-feira (14), Musk afirmou que tem um ‘plano B’ caso o Twitter não aceite sua proposta. O bilionário disse que os detalhes do que fará nesse cenário ficam “para outra hora”.

Em evento TED, Musk disse que não tem a intenção de “fazer dinheiro” com a transação e que julga o Twitter como uma ferramenta para a liberdade de expressão no mundo.

Em mais de um momento, o magnata reforçou que o Twitter e qualquer outra plataforma devem seguir as leis dos países onde operam. “Obviamente, há algumas limitações à liberdade de expressão”, comentou Musk.

Recentemente, o empresário tem questionado como a rede social lida com a liberdade de expressão, ao indicar comentários como questionáveis e bloquear usuários. No final de março, o executivo chegou a perguntar se uma nova plataforma seria necessária para manter essa liberdade.

Informações: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

São João de Campina Grande: veja as atrações que se apresentam hoje no Parque do Povo

Felipe Araújo, Ton Oliveira, Fabrício Rodrigues e Diego Santana, estarão no palco principal do Parque do Povo na noite deste sábado em Campina Grande....

SALÁRIO: Prefeitura de João Pessoa antecipa pagamento de junho e anuncia aumento de 10 %

O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta segunda-feira (20), o reajuste linear de 10% para todos os servidores do Município de João Pessoa (exceto àquelas...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#