Passageiros das duas das principais plataformas de mobilidade urbana do país, Uber e 99, têm relatado dificuldades em encontrar motoristas disponíveis e preço em conta. O aumento na demanda por viagens de carros de aplicativo no final do ano é parte do culpado por isso. O fato de que 2021 ficou marcado pela alta de cancelamento de pedidos, que se tornou comum e grande alvo de reclamação, também parece contribuir mais para o problema.
Tanto a Uber quanto a 99 concordam que existem um aumento da demanda agora no fim de ano e que isso impacta o mercado devido a oferta de motoristas disponíveis. Quanto mais pedidos em uma localidade, maior o valor da viagem. Esse desequilíbrio não é uniforme em todos os lugares onde o serviço funciona. É mais acentuado em lugares com menos colaboradores, por exemplo.
Segundo a Uber, a demanda por viagens é resultado de uma crescente dos últimos meses em razão do “avanço da vacinação e a reabertura progressiva de atividades pelas autoridades” sanitárias durante a pandemia do novo coronavírus.
O valor maior em horários de desequilíbrio, chamado pela Uber de “preço dinâmico” —tarifa maior a ser paga pelo KM rodado— é “localizado” e “entra em vigor automaticamente” pelo algoritmo do aplicativo. “A ferramenta é eficiente porque, por um lado, faz alguns usuários adiarem a viagem à espera de um preço menor e, por outro, aumenta os ganhos dos motoristas para incentivar que mais parceiros se desloquem para atender aquela região”.
Já a 99 “informa que o preço final da corrida utiliza uma equação que leva em conta a distância percorrida e o tempo de deslocamento, que é definido de acordo com a oferta e demanda”. Esse valor final ainda pode ter influência de outros fatores, “como excesso de trânsito, chuva ou aumento de pedidos de carros por app”.
Além da oferta e demanda, a Uber enfrentou neste ano a exclusão de 1,6 mil de motoristas que cancelaram corridas além da conta por causa da inviabilidade de retorno financeiro, impulsionada pelo aumento do preço de combustíveis e inflação de insumos de manutenção dos veículos, tornando a disponibilidade de motorista ainda mais escassa.
Nos últimos 18 meses, o litro da gasolina aumentou mais de 70%, chegando a quase R$ 7. O valor do aluguel de carros ultrapassou 30%, segundo o IBGE.
A Uber informou que tem intensificado campanhas de indicação, dando bônus de até R$ 1 mil aos motoristas que conseguirem indicar a plataforma a novos colaboradores.
Por outro lado, a 99 busca evitar cancelamentos aplicando uma “série de políticas de incentivos ao motorista parceiro, como ganho adicional para buscar passageiros que estão mais distantes, por exemplo”.
Com tanta demanda de viagens, uma maneira de driblar os altos valores é se planejar para evitar pedir motoristas em horários de pico, período de muita demanda ao mesmo tempo.
De acordo com a Uber, como o preço dinâmico é temporário, a orientação é de que os usuários precisem esperar “algum tempo antes de verificar o preço novamente no app”. Isto é, se a sua corrida deu muito cara, espere por mais um tempo para verificar se o valor abaixa na próxima consulta ao percurso.
Com informações do UOL