29.8 C
João Pessoa

UFPB abre seleção para alunos apoiadores com bolsa de até R$ 500

Oportunidades são para João Pessoa, Areia, Bananeiras, Rio Tinto e Mamanguape

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), abre, a partir desta terça-feira (10), inscrições para preenchimento de 36 vagas para estudantes apoiadores de alunos com deficiência e necessidades educativas. As inscrições serão feitas online, até o dia 16 de agosto, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

As vagas são para os campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e o de Rio Tinto e Mamanguape. A convocação será imediata e também haverá formação do cadastro de reserva que será utilizado de acordo com as demandas do CIA. Segundo o edital, o valor máximo da bolsa é de R$ 500 e o aluno apoiador não poderá exceder a carga horária total de 20 horas semanais.

Leia Também

O candidato deve estar regularmente matriculado em cursos de graduação da UFPB e deve ser, obrigatoriamente, do mesmo campus do aluno assistido por ele. O coordenador do CIA, Rafael Monteiro, explica que o candidato pode ser aluno apoiador em qualquer curso.

“Prioritariamente, quando nós do comitê vamos fazer o pareamento dos apoiadores com os estudantes com deficiência que eles vão apoiar, damos preferência de que o aluno seja do mesmo curso, não havendo esse aluno, nós abrimos para as grandes áreas”, explicou.

Os discentes poderão candidatar-se apenas para uma vaga e para um estudante de acordo com as especificações da tabela de estudantes com deficiência que necessitam de apoio. Os apoiadores selecionados acompanharão os alunos que ingressaram no semestre suplementar 2021.1 ou que ainda não possuem ou necessitam trocar de apoiador.

“Trata-se de um apoio pedagógico e de um apoio na mobilidade do campus, e os selecionados terão como função realizar o acompanhamento das aulas e as demais atividades acadêmicas diretamente ligadas ao curso, tendo em vista o acesso, participação e aprendizagem do estudante apoiado”, ressalta Rafael Monteiro.

A seleção contará com três etapas: avaliação socioeconômica, capacitação e prova teórica.

A primeira será uma avaliação realizada pelo serviço social da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), de 17 a 24 de agosto. A segunda será um encontro virtual para a discussão sobre a palestra de capacitação, em 01 de setembro. E na terceira etapa ocorrerá a aplicação da prova, virtualmente, no dia 02 de setembro, das 8h às 10h. O resultado final estará disponível no dia 17 e o início do apoio será em 27 de setembro.

Os candidatos que já foram apoiadores terão a oportunidade de aproveitar a nota obtida na prova feita durante a seleção para a qual foram selecionados (2017.1, 2017.2, 2018.1, 2018.2; 2019.1; 2019.2 e 2020.1).

O programa Aluno Apoiadores atende aos estudantes com as seguintes necessidades: física motora; auditiva; visual; transtornos globais de desenvolvimento; transtorno do espectro autista (TEA); transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e outras demandas pedagógicas.

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

PSDB decide adiar votação das prévias

O PSDB decidiu suspender a realização das prévias presidenciais neste domingo, em consequência de falhas no aplicativo pelo qual...

DIA DO HETERO: Foi aprovado na ALPB, o Dia Estadual do Orgulho Heterossexual na PB

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (22), o projeto de lei 3.324/2021 que cria o Dia Estadual do Orgulho Heterossexual no âmbito do Estado da Paraíba....

150 VAGAS: Concurso para UFPB é anunciado para 2022

O anúncio aconteceu durante uma live realizada pelo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Valdiney Gouveia, anunciou nesta terça-feira (23) que serão ofertadas pelo...

Acidente no Manaíra Shopping deixa dois mortos

Segundo as primeiras informações do IML o condomínio do shopping realizava um serviço de relocação de uma casa de máquinas de ar-condicionados quando ocorreu o acidente que vitimou Luciano Bezerra (53) e Euclídes Silva (61). O delegado Alberto Jorge plantonista na Central de Polícia esteve no local acompanhando a perícia do IML e a remoção dos corpos.

PBAgora/Datavox: João Azevêdo tem 38,4% e Pedro Cunha Lima 11,5% em pesquisa estimulada para o Governo do Estado

O Instituto Datavox divulgou nesta quinta-feira (25) os números de pesquisa estimulada sobre a corrida eleitoral ao governo da Paraíba em 2022. O levantamento...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#