O auxílio é pago ao estudante que não possui núcleo familiar na localidade onde é ofertado o curso em que está matriculado, que não tenha acesso a uma das residências universitárias e que passe a residir na cidade onde está sediado o curso. De acordo com a Universidade Federal da Paraíba, atualmente são 2.675 alunos.
Todos os alunos beneficiários devem comprovar as despesas até o dia 9 de junho, mediante o envio, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa (https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/home.jsf;jsessionid=A6D5E76C118040BA167E44B2EB089DFF) para que haja manutenção do pagamento do auxílio. O estudante precisa de declaração de composição do núcleo familiar; comprovante de residência da cidade de procedência; comprovante de residência da cidade sede do curso; conta de energia elétrica da residência na cidade sede do curso.
As instruções para comprovação estão disponíveis no edital publicado pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante, e, caso haja problemas operacionais no site do Sigaa, durante o envio da documentação, devem ser reportados, dentro do prazo estipulado na convocação, para o e-mail coape@prape.ufpb.br, contendo de tela que confirme a inoperância do sistema.
Caso e estudante não envie a documentação exigida no edital, o auxílio será cancelado com risco de abertura de processo administrativo para o ressarcimento dos valores pagos pela UFPB, caso não fique comprovado o uso do benefício para a finalidade a que se destina.
Em 12 de junho, na página online (https://www.ufpb.br/prape) será publicada a lista dos alunos que enviaram a documentação. A partir desta data, terá início a análise da documentação dos estudantes, que será concluída em 21 de julho. Após análise de recursos, o resultado será publicado no dia 22 de agosto, no mesmo endereço eletrônico.
F5 Online com reportagem de Aline Ramalho