23.1 C
João Pessoa
20.9 C
Campina Grande
19.5 C
Brasília

UFPB desenvolve teste rápido para diagnóstico de covid-19

O projeto que teve início em julho do ano passado

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está desenvolvendo um teste sorológico que utiliza inteligência artificial para diagnóstico de covid-19. Resultados preliminares obtidos a partir de 100 amostras de soro sanguíneo apresentaram aproximadamente 90% de sensibilidade na detecção do coronavírus. O resultado do estudo, realizado por pesquisadores do Departamento de Química, da Escola Técnica de Saúde (ETS) e do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), deve ser publicado neste mês de abril.

O coordenador da pesquisa, o professor do Departamento de Química Sherlan Lemos, explicou que o teste, baseado na interação dos componentes do soro sanguíneo com sensores eletroquímicos, apresenta resultado – positivo/negativo – em 40 minutos. “Utilizamos um sensor eletroquímico muito simples e todo o trabalho de diagnóstico está relacionado à inteligência artificial, por meio de modelos matemáticos”, informou Lemos.

Leia Também

Além da rapidez no diagnóstico e da alta sensibilidade (que indica a precisão do teste) apresentada nos resultados preliminares, outra vantagem do teste rápido, segundo o pesquisador, é que ele é point of care, ou seja, pode ser realizado no ponto de atendimento ao paciente, sem requerer uma estrutura laboratorial complexa.

Ainda segundo Prof. Sherlan Lemos, as 100 amostras de sangue analisadas no Departamento de Química da Universidade – oriundas de hospitais públicos de João Pessoa e Campina Grande – já tinham sido submetidas ao teste molecular (RT-PCR) anteriormente, para validação da eficácia do teste rápido.

Outras 100 amostras serão analisadas para que se alcance um valor mais seguro quanto à eficiência do teste, informou o coordenador da pesquisa. Após a conclusão desta etapa, a tecnologia estará disponível para processo de transferência, caso haja empresas interessadas em comercializar o teste.

Com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) – valor da ordem de R$ 66 mil – o projeto, que teve início em julho do ano passado, envolve ainda o desenvolvimento de um segundo teste point of care. Além de apresentar o resultado positivo/negativo, o novo modelo permitirá quantificar o vírus, apontando em que fase da doença o paciente se encontra.

O projeto também tem a participação dos pesquisadores Lúcio Cançado Castellano, da Escola Técnica de Saúde (ETS) da UFPB, Fabyan Esberard, do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Wallace Fragoso, Ingrid Bezerra e Flávia Sales, professores do Departamento de Química da Universidade, além da colaboração de estudantes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#