A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB), por meio da Coordenação de Programas e de Projetos Acadêmicos, publicou edital referente à abertura de inscrições para o programa de tutoria de apoio a disciplinas básicas (Protut 2022).
O edital destina-se a selecionar projetos de ensino, para o ano letivo de 2022, a serem desenvolvidos com foco no apoio didático-pedagógico aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFPB.
A submissão de projetos de ensino no âmbito do ProTut 2022 deverá ser feita no período de 25 a 31 de março, via Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos).
A tutoria é uma estratégia de ensino e de aprendizagem em regime cooperativo, através da qual os alunos da graduação são auxiliados por tutores, em colaboração com professores, outros estudantes e técnicos administrativos para melhorar aprendizagem e desempenho em uma determinada disciplina.
Os tutores podem ser tanto estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, como alunos da pós-graduação da UFPB que tenham cursado com êxito, na graduação, a disciplina na qual atuará como tutor ou sua equivalente.
Qualquer departamento pode apresentar projetos para a seleção no ProTut 2022, sendo prioridades os projetos que apresentem disciplinas que, no ano de 2021, tiveram maior número de reprovação, trancamento e evasão, conforme a ordem prevista no Quadro 1 do edital nº 05/2022. Os projetos devem sugerir planos de ação que possibilitem ações pedagógicas com vistas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da graduação.
Cada projeto deve conter o nome de um coordenador lotado no departamento proponente e deverá ser aprovado, previamente, pelo departamento. Podem integrar os projetos de ensino os docentes do quadro efetivo da UFPB que tenham o título de mestre ou doutor e que não estejam gozando de licença ou afastamento. A descrição da estrutura do projeto, os passos para submissão no SIGEventos e os critérios de avaliação dos projetos constam no edital.
Para 2022, o Protut dispõe de 113 bolsas que perfazem um total de R$ 361.600,00. As bolsas serão distribuídas entre os projetos aprovados, segundo a ordem decrescente de classificação da média final de avaliação do projeto. Uma vez divulgado o resultado final do processo de seleção de projetos, serão abertas as inscrições para seleção de tutores previstas para o período entre 24 de abril e 02 de maio.
Caberá ao coordenador do projeto de ensino aprovado realizar o processo de seleção dos candidatos às vagas de tutoria, que incluirá uma prova escrita. Poderá se candidatar a tutor do Protut o estudante regularmente matriculado no curso objeto da tutoria, que nunca tenha sido reprovado e tenha um bom desempenho na disciplina para a qual está se candidatando a tutor. Além disso, é necessário que tenha disponibilidade de, no mínimo, 12 horas semanais para a atuação no projeto.
De acordo com o edital nº 05/2022, o tutor bolsista fará jus a até oito parcelas mensais de R$ 400,00 nos meses de atividade efetiva, no período de maio a dezembro de 2022. Informações adicionais sobre a seleção para tutores também estão disponíveis no edital.