A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) realizam, nesta terça-feira (22), às 9h, solenidade online para assinatura de convênio objetivando a realização da segunda turma do Mestrado Profissional em Economia do Setor Público. O evento será realizado via Google Meet.
O Programa de Pós-graduação em Economia do Setor Público (PPESP), fundado em 2014, é abrigado no Departamento de Economia, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Nesta edição serão ofertadas 35 vagas, divididas entre os servidores públicos do Tribunal de Contas, os servidores dos órgãos jurisdicionados, os servidores da UFPB, além de vagas para ampla concorrência.
O curso é o primeiro da região Nordeste. Na primeira turma foram defendidas 18 dissertações, contribuindo para a economia de recursos públicos em diferentes setores da administração pública. Elas estão disponíveis no site eletrônico do TCE/PB.
As linhas de pesquisa do Programa envolvem trabalhos destinados a investigar as políticas públicas e o desenvolvimento; a eficiência do gasto público e do sistema tributário e os fenômenos da economia social.
Também, nesta edição, serão desenvolvidas pesquisas de interesse do TCE/PB, segmentadas em cinco grupos: detecção de fraudes no setor público, métodos e aplicações; a eficiência dos gastos públicos municipais, com educação e saúde; o impacto da qualidade dos professores sobre o aprendizado dos alunos; segurança pública na Paraíba; e previsão de risco de gestão municipal. Essas pesquisas serão realizadas no âmbito do PPESP e servirão como base para o desenvolvimento de estratégias para as atividades fins do TCE/PB, enquanto órgão de controle.
De acordo com o PPESP, esta qualificação no âmbito dos cursos stricto sensu permite a análise de tópicos selecionados à luz da teoria econômica do setor público e das modernas técnicas de mensuração, com vistas ao fornecimento de evidências empíricas sobre as atividades desenvolvidas pelo Estado.
O edital do processo seletivo ainda será lançado. Nele estão previstas duas etapas: a primeira inclui provas em que os candidatos terão a oportunidade de demonstrar seu domínio de leitura e de escrita, em português e em inglês, com caráter eliminatório; e a segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por duas disciplinas de nivelamento em matemática e estatística.
Mais informações serão disponibilizadas no site do Programa.