A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, nesta sexta-feira (4/7), às 18h30, a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao padre Luiz Couto. A solenidade será realizada no auditório da Reitoria, no Campus I, em João Pessoa, e é aberta ao público.
Natural de Soledade, no Sertão paraibano, Luiz Albuquerque Couto é conhecido por sua atuação como padre, professor, parlamentar e defensor histórico dos direitos humanos. Atualmente deputado federal, ele construiu uma trajetória marcada pelo combate às desigualdades, defesa de populações vulneráveis e fortalecimento das políticas públicas de saúde, educação e inclusão social.
A proposta de concessão do título foi iniciada por professores do Campus IV da UFPB e aprovada por unanimidade em reunião do Conselho Universitário, em março deste ano. Entre os fundamentos apresentados, estão o compromisso de Luiz Couto com o humanismo, os direitos das populações indígenas e camponesas, além de sua contribuição para obras estruturantes no estado, como a destinação de recursos para universidades, hospitais e projetos do PAC.
Durante a ditadura militar, Couto foi alvo de vigilância por sua atuação religiosa voltada aos pobres e sem-terra. Na universidade, deixou legado como diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), ao fundar o Setor de Assessoria aos Movimentos Populares, embrião do atual NUSEAMPO — núcleo de pesquisa voltado à promoção dos direitos humanos.
A homenagem é considerada um reconhecimento à sua luta em defesa da democracia, da dignidade humana e do bem viver do povo paraibano.