João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.99ºC
IBOVESPA 127698.32
Euro 6.0938
Dólar 5.749
Peso 0.0058
Yuan 0.7949
UFPB oferece 180 bolsas no Prolicen 2025
11/10/2024 / 14:52
Compartilhe:
Valor mensal da bolsa é de R$700, paga em até 8 parcelas, nos meses de atividade efetiva no programa – Foto: Angélica Gouveia/ Ascom UFPB

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB) publicou um edital de seleção de projetos para o Programa de Apoio às Licenciaturas da UFPB (Prolicen) para o ano letivo de 2025. Estão sendo ofertadas 180 bolsas para estudantes que participarem dos projetos escolhidos, e o período para submissão desses projetos já está aberto e vai até o dia 17 de outubro, exclusivamente via SIGEventos.

O Prolicen é destinado ao desenvolvimento de projetos que visem práticas pedagógicas no âmbito da educação básica e que aproximem os discentes desses cursos das escolas públicas, em ações que articulem a relação dialógica entre teoria e prática. 

Os projetos devem ser submetidos apenas pelo docente coordenador, que deve ser do quadro efetivo da UFPB, possuir título de mestre ou doutor e não estar em licença ou afastamento. As orientações sobre a submissão das propostas estão disponíveis no edital publicado pela PRG

A seleção dos projetos e distribuição das bolsas às propostas aprovadas correspondem à Etapa I do Prolicen, cujo resultado final (após o prazo para recursos) deve ser publicado em 25 de novembro. Posteriormente, terá início a Etapa 2, que corresponde à seleção dos bolsistas e/ou voluntários, no período de 9 a 16 de dezembro, pelos coordenadores dos projetos aprovados.

As atividades do programa, que são gerenciadas pela Coordenação de Programas e de Projetos Acadêmicos (CPPA/PRG), terão início em 3 de fevereiro de 2025 e se estenderão até 9 de outubro do mesmo ano. 

O estudante selecionado no âmbito do programa fará jus a uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00, paga em até 8 parcelas, nos meses de atividade efetiva. Para ser selecionado, o aluno deve ter matrícula ativa em um curso de licenciatura (presencial ou a distância), apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0, não receber outra bolsa da UFPB (exceto as relativas à assistência estudantil) e ter disponibilidade de 20 horas semanais para o projeto.