22.1 C
João Pessoa
18.9 C
Campina Grande
10.5 C
Brasília

UFPB oferta 22 vagas de doutorado sanduíche no exterior

Inscrições de 18 a 25 de maio para bolsas a se iniciarem em 2022 e de 18 de maio a 14 de outubro para bolsas a se iniciarem entre janeiro e março de 2023

A Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta terça-feira (17), o edital nº 01/2022 referente à seleção de alunos dos cursos de doutorado para serem bolsistas no Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa CAPES-PrInt), para o ano de 2022. As vagas são voltadas exclusivamente para os Programas de Pós-Graduação da UFPB selecionados para o Capes-PrInt-UFPB.

A seleção contempla 22 vagas, disponíveis para 11 projetos divididos nas áreas temáticas de Intervenções, Tecnologias, Produtos e Processos aplicados à saúde; Territórios da diversidade: educação, linguagens, mediações culturais e políticas públicas; e Bioma Caatinga, biodiversidade e sustentabilidade. As bolsas terão duração de seis meses a um ano, dependendo dos temas abordados e dos projetos selecionados.

Leia Também

O prazo de inscrições compreende o período de 18 a 25 de maio para bolsas que se iniciem entre novembro e setembro de 2022; e de 18 de maio a 14 de outubro para bolsas a serem iniciadas entre janeiro e março de 2023. As inscrições devem ser realizadas na secretaria do Programa de Pós-graduação que o candidato integra.

A escolha dos países disponíveis para o doutorado sanduíche depende do eixo temático, projeto e curso de pós-graduação do candidato. O edital disponibiliza vagas para os seguintes países: Reino Unido, França, Itália, Espanha, Suécia, Bélgica, Austrália, Canadá, Portugal, Estados Unidos, México, Argentina, África do Sul, Suíça, Suécia, Colômbia, Dinamarca, Reino Unido, Áustria, Japão e África do Sul.

Podem ser contemplados com a modalidade de doutorado sanduíche no exterior alunos regularmente matriculados em cursos de doutorado nos Programas de Pós-graduação da UFPB que participem do Programa CAPES-PrInt-UFPB, desde que tenham integralizado número de créditos compatível com a perspectiva de conclusão do curso.

Os alunos selecionados deverão retornar, após a realização do estágio no exterior, e permanecer no curso por, pelo menos, seis meses, considerando o prazo máximo regulamentar permitido, sem prorrogações.

A duração das bolsas e distribuição do número de vagas foi realizada de acordo com os recursos disponíveis por cada Programa de Pós-Graduação. De acordo com o Pró-Reitor de Pós-graduação, Prof. Fernando Perazzo, as bolsas oferecidas destinam-se a alunos que tenham interesse em participar de pesquisas e trabalhos no exterior, e, na atualidade, os valores variam na faixa de R$ 1.100 mensais. Há ainda apoio da CAPES na aquisição das passagens aéreas.

Para ele, a realização do doutorado sanduíche traz benefícios ao estudante e para a Universidade. “O importante disso é que a gente vai ter um aluno que vai e volta do exterior melhor capacitado profissionalmente e, consequentemente, existe a parceria da UFPB com outras instituições, e nós temos 42 instituições estrangeiras dentro deste CAPES-PrInt”, disse o gestor.

O Programa CAPES-PrInt tem como objetivo a internacionalização de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa no Brasil, como forma de incrementar o impacto da produção acadêmica e científica realizada no âmbito dos programas de pós-graduação.

Detalhes da seleção, procedimentos, documentação exigida e vagas disponíveis estão contemplados no edital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito...

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Clientes da influencer que caiu de prédio lamentam morte e afirmam que ela tomava medicamentos

Clientes, colegas e amigos da influenciadora digital Gabi Garcez têm usado as redes sociais para lamentar a fatalidade registrada nesta terça-feira (7). A empresária era...

VÍDEO: Influencer morre após cair de prédio com mais de 180 metros em João Pessoa

Uma mulher morreu após cair do prédio Tour Geneve na tarde desta terça-feira (7), em João Pessoa. O caso foi registrado no bairro Altiplano. O...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#