A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), estará presente no Nordeste ON – NEON 2024, reconhecido como o maior evento de inovação e empreendedorismo da região. Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a colaboração do Governo do Estado e parceria com a Universidade, o evento ocorrerá nesta quinta e sexta-feira, 06 e 07 de junho, no Centro de Convenções de João Pessoa, e deve receber um público aproximado de 20 mil pessoas.
As atividades relacionadas à participação da UFPB no NEON 2024, entretanto, terão início nesta quarta-feira (5), quando um grupo de 320 pessoas – formado, em sua maior parte, por estudantes, empreendedores, representantes de startups e de entidades governamentais inscritos no evento – farão uma visita à UFPB.
Na oportunidade, eles serão recebidos pelo Reitor da Instituição, Prof. Valdiney Gouveia, e pelo Diretor Superintendente do Sebrae na Paraíba, Luiz Alberto Amorim, no auditório do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR). Logo após à recepção, o grupo visitará a usina-escola fotovoltaica da instituição, que utiliza inteligência artificial para melhor eficiência energética, e também o Laboratório de Energia de Sistemas e Robótica (Laser), espaço de referência em pesquisa tecnológica, vinculado ao Centro de Informática (CI) da UFPB.
De acordo com a diretora-presidente da Inova, professora Kelly Gomes, a presença do grupo na Universidade é parte da programação da missão técnica do NEON, que consiste em visitas em entidades reconhecidas no Estado pela importância na área de inovação e empreendedorismo. A UFPB, que participa pela primeira vez desta vertente do evento, abrirá a série de visitas em João Pessoa.
“A UFPB está saindo na vanguarda no que se refere ao estímulo de sua comunidade acadêmica em inovação e em empreendedorismo. Vamos receber a missão técnica do NEON, e a UFPB é a primeira instituição a receber o grupo, para o qual apresentaremos alguns projetos desenvolvidos em parceria com a esfera privada, visando a transferência da tecnologia da nossa academia para o setor produtivo. São projetos como o da usina solar, os projetos vinculados ao Laser e também aqueles desenvolvidos pelo Colab, um conglomerado dos laboratórios do Centro de Informática que atua há bastante tempo com empresas. Além disso, apresentaremos um dos núcleos de incubação da UFPB”, conta a docente.
Durante os dias do evento, a UFPB terá um grande destaque. Na programação da quinta-feira (6), às 14h, o Diretor de Transferência e Licenciamento Tecnológico (DTLT) da Inova, professor Rafael Beirigo, falará sobre a relação entre serviços ecossistêmicos e o agronegócio de baixo carbono no painel “Agronegócio de Baixo Carbono”. Outro destaque do dia, às 16h30, é a participação da diretora-presidente da Inova, professora Kelly Gomes, no painel “Desafios e oportunidades para o ecossistema de inovação paraibano”, que contará também com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Entre os 360 expositores do evento, cinco deles são startups incubadas e apoiadas pela Inova UFPB: CSThermal, MindSun, PyroCompany, Sunnova Revestimentos Inteligentes e Bauá Kombucha. A Inovathys e a Neoron, startups iniciadas por alunos egressos da Universidade antes de a UFPB ter iniciado a execução de seu programa de incubação, também estão confirmadas. Todas elas passaram por um processo seletivo do Sebrae para conquistar a oportunidade de expor seus produtos e serviços em estandes próprios.
Haverá, ainda, um estande institucional, para dar visibilidade às demais iniciativas empreendedoras da UFPB, como as empresas juniores apoiadas pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), e às soluções tecnológicas produzidas na Universidade. Dentre elas, as invenções patenteadas (ou em processo de patenteamento) pelos pesquisadores da UFPB e os projetos vinculados à unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) existente na Instituição. Além disso, com o espaço no NEON 2024, a finalidade é também de geração de novas parcerias, como conta a Profa. Kelly Gomes. “Temos a expectativa de prospectar parceiros para novos projetos da UFPB, observada a demanda do mercado e da sociedade”.
Demonstrando a aposta na inovação e empreendedorismo acadêmico, a UFPB, por meio da Inova, providenciou, na última semana, às demais startups apoiadas pela Agência, às empresas juniores e aos núcleos de inovação e incubação em atividade duas cortesias, cada, para acesso ao evento. Além disso, outros 260 cupons foram disponibilizados a estudantes, professores e servidores técnico-administrativos para participação no NEON 2024.
Para mais informações sobre a relação de palestrantes e a programação completa, consulte o site www.nordesteon.com.