João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 21.27ºC
IBOVESPA 121341.13
Euro 5.8132
Dólar 5.4301
Peso 0.006
Yuan 0.748
UFPB promove palestra sobre medidas anti-plágio em produções acadêmicas nesta terça
31/08/2021 / 14:23
Compartilhe:

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), realiza, nesta terça-feira (31), às 17h, uma live sobre anti-plágio em produções acadêmicas. A palestra “Como utilizar o iThenticate de maneira simples e efetiva para promover a Integridade Acadêmica na UFPB” é direcionada aos docentes, discentes e servidores envolvidos em pesquisa.

O evento vai ser ministrado por Bruno Lancellotti, consultor de serviços profissionais e educacionais. As inscrições acontecem por meio do site da Turnitin. Após se inscrever, o usuário receberá o link da transmissão por e-mail.

De acordo com pró-reitor de Pós-Graduação, Fernando Perazzo, a iniciativa busca divulgar o software “Ithenticate” da empresa norte-americana Turnitin. Durante o encontro, os participantes vão aprender sobre as funcionalidades da ferramenta.

“Precisamos incentivar o público envolvido em pesquisa para que utilizem esta ferramenta de suma importância que a PRPG/UFPB disponibiliza aos interessados, no sentido de se ter um trabalho de ótima qualidade para que seja publicado em periódicos de alto impacto científico”, destacou Perazzo.

Desde 2018, o iThenticate, ferramenta para detecção e prevenção de plágio, é disponibilizado pela PRPG aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFPB. O software é líder mundial na verificação da originalidade de textos em instituições de ensino. O serviço também é recomendado pelas plataformas da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e do SciELO Brazil (Biblioteca Eletrônica Científica Online do Brasil).