A maquete eletrônica da nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, denominada de cidade da advocacia, foi apresentada nesta sexta-feira (12) pelos escritórios Paulo Macedo Arquitetura e FCabral Arquitetura, responsáveis pelo projeto. O terreno de 6. 835,21 m² fica localizado no bairro do Altiplano, em João Pessoa (PB), e foi adquirido com recursos do Conselho Federal da OAB e segue dentro das fases estabelecidas no contrato.
A Cidade da Advocacia integrará, num só local, a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), dependências da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB), do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), e da Escola Superior da Advocacia (Nova ESA). “A área de expansão da cidade de João Pessoa, teve como premissas acomodar, em seu programa de necessidades, todas as atividades oferecidas pelo sistema OAB na Paraíba, de forma a oferecer aos seus usuários espaços integrados que acomodem as demandas institucionais, ofereçam conforto, bem-estar e lazer”, explicaram os arquitetos.
“O edifício busca uma integração direta com a cidade, sem muros ou limites físicos, de forma a oferecer acesso direto e também gentilezas urbanas, ou apenas melhor visibilidade de sua arquitetura para quem passa pelas avenidas onde ele está inserido. Além disso, optou-se por um partido que valorize parcialmente a transparência das atividades que se desenvolvem no edifício, ideia preconizada pelas melhores práticas das atividades institucionais, onde o objetivo é a integração dos usuários e suas funções para melhor desempenho das atividades institucionais” acrescentaram eles.
O projeto com aproximadamente 4.000,00 m² de área construída acomodará a maioria dos espaços do terreno de 6. 835,21 m² e será dividido em setores que se distribuirão em três pavimentos. No térreo estarão locados os acessos sociais, recepções, foyer, acesso ao auditório e parte da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA). No primeiro e segundo pavimento estarão locados, além da CAA, o Tribunal de Ética e Disciplina e Escola Superior da Advocacia e a OAB-PB.
A Cidade da Advocacia terá também dois pavimentos de estacionamentos, auditório e espaços destinados ao lazer – campo de futebol society, quadras de beach tenis, piscina, respectivos apoios, terraços para contemplação, dentre outros. “Dessa forma, a implantação do prédio da Cidade da Advocacia procurou relações diretas com a área onde será inserido, de maneira a valorizar as condicionantes naturais através da fluidez de iluminação, ventilação e sobretudo valorização da vista a se contemplar – a praia e a icônica ponta do Cabo Branco – ponto mais Oriental das Américas”, concluíram os arquitetos.
O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, registrou que o projeto da cidade da advocacia teve aprovação de 86% da classe em pesquisa formulada em março último e tem por objetivos agregar todos os órgãos da seccional num mesmo espaço e proporcionar maior dignidade à advocacia, traduzidos num espaço que também proporcione a convivência social e a prática de esportes, seguindo toda a legislação ambiental e concebido dentro dos conceitos de harmonia com meio ambiente, informando ainda que o Conselho Federal se comprometeu a custear integralmente a construção do prédio.