Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, têm uma dica para pessoas com dificuldades para dormir: se expor mais à luz solar, mesmo em dias nublados.
Publicado na revista científica Journal of Pineal Research e divulgado pelo jornal O Globo, o estudo foi realizado com 507 alunos de graduação da Universidade de Washington, entre 2015 e 2018. Os pesquisadores usaram monitores de pulso para medir os padrões de sono e a exposição à luz.
“Nossos corpos têm um relógio circadiano natural que nos diz quando ir dormir à noite. Se você não se expõe à luz o suficiente durante o dia quando o sol está alto, isso ‘atrasa’ seu relógio e atrasa o início do sono à noite”, disse o autor sênior Horacio de la Iglesia, professor de biologia da Universidade de Washington.
A orientação dos autores é que as pessoas saiam de casa e se exponham à luz natural, especialmente pela manhã, o máximo possível. Incluindo em dias nublados e chuvosos. Minimizar o tempo de tela e a iluminação artificial pela noite também ajudam a adormecer mais rápido.
“A luz durante o dia – especialmente pela manhã – avança seu relógio, então você se cansa mais cedo à noite, mas a exposição à luz no final do dia ou no início da noite atrasará seu relógio, atrasando o horário em que você se sentirá cansado. Em última análise, o momento em que você adormece é resultado do empurrão e puxão entre esses efeitos opostos da exposição à luz em diferentes momentos do dia”, explica o pesquisador.