O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um aviso iniciando ao meio-dia deste domingo e encerrando às 18h, alertando sobre a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% em 96 cidades do interior da Paraíba.
Além da Paraíba, o alerta abrange o Sul Cearense, Vale São-Franciscano da Bahia, Sudeste Piauiense, Sertões Cearenses, Sertão Pernambucano, São Francisco Pernambucano, Sertão Alagoano, Oeste Potiguar, Centro-Norte Piauiense, Jaguaribe, Borborema, Centro Norte Baiano, Sudoeste Piauiense, Centro-Sul Cearense, Nordeste Baiano, Agreste Pernambucano, Norte Piauiense, Central Potiguar, Sertão Sergipano e o Noroeste Cearense.
Segundo o alerta, há um perigo potencial de de incêndios florestais e à saúde. Nesses casos, as autoridades recomendam que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Com o clima mais hostil, medidas de cuidado e prevenção são essenciais para manter a saúde em dia. Além do tempo seco e do calor intenso, os incêndios também contribuem para uma queda na qualidade do ar e para o aparecimento de doenças respiratórias.
Pessoas que sofrem com problemas respiratórios, como asma, bronquite e alergias, podem ter seus sintomas agravados. O ressecamento das mucosas facilita infecções oportunistas, como resfriados e gripes. Outro ponto importante a ser considerado é o ressecamento da pele e o ar seco também pode causar irritações oculares e aumentar a susceptibilidade a infecções como conjuntivites.
É possível obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).