A unidade do Hospital Napoleão Laureano em Sousa, no Sertão paraibano, deve ser entregue até o próximo mês de julho. Em entrevista nesta terça-feira (24.01) ao programa F5, da 89 Pop FM, o presidente da Fundação Laureano, Marcelo Lucena disse que as obras seguem em andamento na cidade de Sousa e a intenção do prefeito Fábio Tyrone é fazer a entrega no dia 10 de julho, aniversário de emancipação política do município.
Em Sousa, a reforma para instalação do núcleo de apoio oncológico do Laureano conta com apoio da prefeitura e do governo do estado.
Uma outra unidade também está sendo viabilizada em Cajazeiras. Nesse caso, a prefeitura doou o terreno e o Centro Universitário Santa Maria inicia a construção do zero, com apoio da iniciativa privada e prefeitos regionais. A expectativa é de que o núcleo em Cajazeiras seja entregue até agosto ou setembro desse ano.
Marcelo Lucena explicou que os serviços de alta complexidade continuarão sendo realizados na sede do Laureano em João Pessoa, “porque nós temos lá equipamentos que por enquanto ainda não conseguimos enviar pra essas outras unidades, como por exemplo a radioterapia, um equipamento que cada um custa em torno de R$ 10 milhões. Nós temos três em João Pessoa. E no momento ainda não é possível trazer para uma unidade dessa”, pontuou.
A grande demanda de atendimentos, no entanto, como consultas e procedimentos de quimioterapia, poderão ser realizados no Sertão. Nessas unidades também será possível realizar o retorno médico pós-cirúrgico, não sendo mais necessário a ida à capital para essa avaliação.
“A expectativa é que realmente a gente consiga não só diminuir o quantitativo das necessidades, mas também dar mais um conforto pra o sertanejo. Você imagina sair daqui de Sousa ou de Cajazeiras sofrendo com dores até o hospital em João Pessoa em busca de tratamento, só essa viagem já debilita bastante a pessoa”, ressaltou Marcelo.
Ver essa foto no Instagram