O UNIESP Centro Universitário se destaca como instituição pioneira no ensino, pesquisa e extensão sobre o uso do canabidiol na Medicina Veterinária. Desde a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em outubro de 2024, que autorizou o uso terapêutico de medicamentos à base de Cannabis em animais, a instituição tem ampliado suas ações no campo da Medicina Canabinóide, consolidando-se como referência na área.
A instituição é a única universidade privada da América Latina a conduzir estudos com canabidiol em animais silvestres, por meio do Grupo Paraibano de Estudo e Pesquisa em Medicina Canabinóide (GPEP Cannabis). A equipe mantém parceria com o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), onde o tratamento com óleo de cannabis já beneficiou animais como jaguatiricas, anta, gato-mourisco e sagui-de-tufo-branco.
O curso de Medicina Veterinária do UNIESP é o único entre as instituições privadas do Brasil a oferecer uma disciplina voltada exclusivamente à Medicina Canabinóide. A formação contempla ainda atividades de pesquisa e extensão, fortalecendo os três pilares do ensino superior e preparando os estudantes para novas práticas clínicas, em consonância com os avanços regulatórios e científicos. “O UNIESP vem na vanguarda dessas pesquisas que utilizam o canabidiol para o tratamento de diversas espécies, desde cães e gatos, até animais silvestres como araras e antas”, destaca o médico veterinário e professor do UNIESP, Helder Camilo
A utilização do canabidiol é possível em todos os animais que possuem o Sistema Endocanabinóide, responsável por equilibrar funções como dor, apetite, metabolismo e imunidade. “As aplicações vão desde o controle de dores crônicas e crises convulsivas até o apoio ao tratamento de neoplasias”, explica o professor Helder Camilo. A dosagem e os efeitos variam de acordo com o metabolismo da espécie, sendo comum a sonolência e o aumento do apetite como efeitos colaterais.
O UNIESP também oferece atendimentos à população por meio da Clínica Escola de Medicina Veterinária, onde a prescrição de medicamentos à base de cannabis é realizada por profissionais habilitados conforme regulamentação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Com essa iniciativa, o Centro Universitário reafirma seu papel inovador e seu compromisso com o bem-estar animal e o avanço da ciência veterinária.