O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB), Renan Azevedo relatou que a estrutura física que desabou durante um evento na UP Garden, em João Pessoa, na noite deste domingo (28), foi levantada recentemente sem o acompanhamento de um profissional habilitado.
“O CREA já vinha realizando fiscalizações do órgão pra que o órgão sempre que tivesse instalações de palco, estruturas metálicas, sonorização, ele efetivamente contratasse profissional habilitado pra execução dessas atividades. Foi constatado que no evento de ontem, eles levantaram uma estrutura física que não foi identificado o acompanhamento de um responsável técnico. A estrutura não tinha RT, então consequentemente colapsou e houve o problema que teve”.
“Essa estrutura não existia, isso é uma estrutura recente, recém construída, e que se ele tivesse feito realmente com profissional legalmente habilitado, ele teria utilizado as características a qual ele é responsável a fazer e consequentemente a gente teria evitado o acidente que aconteceu”, acrescentou Renan Azevedo.
Ainda segundo o presidente, o CREA-PB mantém uma rotina de fiscalização para que “justamente a gente possa flagrar algum evento que não esteja cumprindo essa necessidade de ter um responsável pelas suas atividades. Lógico que, efetivamente é impossível controlar, dentro de uma cidade como João Pessoa, todas as atividades, mas diariamente o CREA tem fiscais na rotina da sua fiscalização visitando casas de festa, casas de shows, inclusive eventos públicos e privados”, disse Renan.
+++ LEIA MAIS:
VÍDEO: Gustavo Sagaiz se manifesta após tragédia na Up Garden – F5 Online
Perfil da casa de show UP Garden nas redes sociais é desativado após acidente – F5 Online
Casa de eventos que teto desabou funcionava de forma irregular, em João Pessoa – F5 Online
Teto de casa de eventos desaba após chuvas em João Pessoa – F5 Online
No âmbito da Polícia Civil, está sendo realizado um trabalho de perícia para apurar as causas do acidente, de acordo com o delegado Allan Murilo Terruel.
Ao todo, mais de 45 pessoas ficaram feridas quando a estrutura que estava por cima do grid do palco desabou durante uma apresentação musical em comemoração ao aniversário do cantor e influenciador Gustavo Sagaiz, realizada na UP Garden, no bairro Altiplano, em João Pessoa (PB).
No total, 46 pessoas deram entrada no Hospital de Emergência e Trauma da capital. Até o início da noite de hoje, 42 haviam recebido alta, conforme atualizações. Quatro pacientes seguem internados no Trauma, nenhum em estado gravíssimo.