João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 25.06ºC
IBOVESPA 119630.44
Euro 5.8311
Dólar 5.4355
Peso 0.006
Yuan 0.7493
URGENTE: morte de tripulantes do submarino desaparecido é confirmada
22/06/2023 / 16:46
Compartilhe:

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou a morte dos cinco tripulantes do submarino desaparecido durante expedição para ver destroços do Titanic. O submersível não teria aguentado a pressão marítima e implodido. 

As autoridades ainda confirmaram que os destroços encontrados nesta manhã a 500 metros do navio naufragado faziam parte da cauda do submersível.

“Os destroços são consistentes com uma implosão catastrófica”, afirmou o porta-voz da Guarda Costeira. 

O agente prestou as condolências aos familiares e lamentou as mortes. “Em nome da guarda costeira dos EUA dou os pêsames para as famílias. Só consigo imaginar como isso tem sido para eles e espero que essa descoberta traga algum conforto nesse momento tão difícil”.

Em nota divulgada pela Ocean Gate, empresa responsável pela expedição, eles lamentaram a perda de Hamish Harding, Shahzada Dawood,Sulaiman Dawood, Paul-Henri Nargeolet e Stockton Rush.

“Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um distinto espírito de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo. Nossos corações estão com essas cinco almas e todos os membros de suas famílias durante esse período trágico. Lamentamos a perda de vidas e a alegria que eles trouxeram para todos que conheciam”, escreveram.

A empresa ainda agradeceu à Guarda Costeira norte-americana e a comunidade internacional pelo empenho e envio de recursos para auxiliar nas buscas.

“Agradecemos seu empenho em encontrar esses cinco exploradores e seus dias e noites de trabalho incansável para apoiar nossa tripulação e suas famílias.”, concluiu.

O submarino Titan desapareceu na manhã de domingo (18), uma hora e 45 minutos após submergir. Desde então, autoridades norte-americanas e do Canadá atuavam na busca de vestígios que pudessem levar a localização da embarcação.