João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 22.59ºC
IBOVESPA 130352.86
Euro 6.0951
Dólar 5.5828
Peso 0.0057
Yuan 0.7893
User Experience: O que é? Entenda suas diretrizes e como aplicá-lo no seu site
07/08/2022 / 11:30
Compartilhe:

User Experience (UX) é um termo que se popularizou muito nos últimos anos dentro do marketing. Isso está acontecendo porque garantir uma boa experiência ao usuário faz toda a diferença.

Trata-se da maneira como os usuários acessam e interagem com os produtos, serviços e canais da marca, durante a jornada de compra.

Devido à sua importância, este artigo vai explicar seu conceito, diretriz e aplicações e mostrar quais são os pilares que sustentam o User Experience. Se você não entende muito bem sobre o assunto, o conteúdo será extremamente útil.

O que é User Experience?

User Experience trata da maneira como as pessoas interagem com os produtos e serviços de uma empresa, dentro e fora da Internet. Por essa razão, também abrange a maneira como elas usam os canais da marca.

Todo tipo de negócio, como uma confecção de uniformes personalizados, oferece algum tipo de experiência aos usuários, independentemente de ser boa ou ruim. E o User Experience se baseia em sete diretrizes para ser aplicado. São elas:

  • Simplicidade;
  • Hierarquia visual;
  • Navegação fácil;
  • Padrão visual;
  • Responsividade;
  • Originalidade;
  • Objetividade.

A simplicidade é importante dentro do site e isso garante que o usuário encontre todas as informações que precisa. A hierarquia visual, por sua vez, determina a importância e a profundidade de cada elemento da página, conduzindo o visitante com facilidade.

A navegação fácil consiste em usar elementos que facilitam o acesso, como menu de simples entendimento, trilhas de navegação, campo de pesquisa e links com no máximo três níveis.

O padrão visual mantém o profissionalismo e a responsividade garante que as pessoas possam acessar os sites das empresas de monitoramento por meio de qualquer tipo de dispositivo.

Quanto à originalidade, assegura a criatividade, mas sempre de maneira cautelosa, ao passo que a objetividade melhora ainda mais a navegação.

Por outro lado, as aplicações do UX são para negócios que querem inovar e estar à frente dos concorrentes. Primeiro, é necessário conhecer o público em relação aos seus desejos e necessidades.

A organização deve estar preparada para lidar com todas as exigências dessa mudança, como a contratação de uma equipe e um começo gradual.

Para ser assertivo, é fundamental se basear na persona, com isso, a companhia cria protótipos que serão testados e poderão melhorar as soluções oferecidas. Essas aplicações são essenciais para lapidar as ideias e garantir a eficiência dos resultados que virão.

Pilares do UX

Para aplicar esse conceito, uma empresa de serviços de manutenção predial precisa compreender os pilares do UX. São eles:

1. Atrativo visual

Um ponto importante visto que a primeira impressão é fundamental para a experiência do usuário, sendo necessário cativá-lo por meio de uma apresentação visual atraente.

Independentemente do tipo de site, o design precisa ser agradável, atrativo e coerente e fazer com que o visitante fique na página.

2. Utilidade

As plataformas precisam ser funcionais, oferecendo valores agregados que ajudem a resolver os problemas e satisfaçam as necessidades das pessoas.

Os valores agregados podem ser planilhas, conteúdos, manuais técnicos, informações, calculadoras, entre outros.

3. Acessibilidade

A acessibilidade garante que o usuário acesse a página por meio de diferentes dispositivos, como smartphones e computadores.

O design precisa ter a capacidade de se ajustar, sem prejudicar o posicionamento dos elementos, além de integrar pessoas com restrições físicas, como no caso dos deficientes visuais.

4. Credibilidade

O site de uma empresa de montagem e desmontagens de móveis consegue converter porque projeta credibilidade.

Ele está livre de erros, apresenta diferentes funcionalidades e agrega valores que cumprem os objetivos prometidos.

5. Intuitividade

O site precisa ter ótimos recursos e permitir que o visitante saiba como usá-los, pois é assim que garante usabilidade, interatividade e boa digitalização.

6. Desempenho técnico

Por fim, é necessário que a plataforma tenha bom desempenho técnico e velocidade de carregamento para fazer conversões e entregar uma boa experiência.

O site pode ser funcional e ter um visual atraente, mas o usuário não vai se sentir confortável se ele apresentar falhas técnicas.

Considerações finais

O consumidor moderno está mais exigente e deseja ter uma experiência positiva com as marcas não apenas ao comprar seus produtos e serviços, mas também ao interagir com ele em seus canais.

O User Experience é um conceito importante e que precisa ser aplicado nos produtos, serviços e canais do negócio, para que ele atenda às expectativas da audiência e aumente o número de conversões.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.