
O Usina de Verão 2026 tem início no dia 30 de janeiro, na Usina Cultural Energisa, abrindo uma programação que segue até o dia 1º de fevereiro. A programação reúne coletivos artísticos, música, dança, artes visuais, performances, videomapping e gastronomia. A primeira noite do projeto destaca apresentações de Seu Zé Quer Coco e Mestre Nilton Júnior, Furmiga Dub e o Baile Charme conduzido pelos DJs Acarajow, Parajeau e Subzero.
Na sexta-feira (30), a programação começa a partir das 16h, com a abertura da Feira Analógica, que ficará montada até o final do evento no domingo (1º). Inspirada no universo analógico das décadas de 1980 e 1990, a feira reúne brinquedos de época, coleções raras, eletrônicos antigos, câmeras analógicas, videogames clássicos, além de CDs, discos de vinil, equipamentos de som vintage, quadrinhos, livros, DVDs e brechós especializados.
A partir das 18h, Seu Zé Quer Coco e Mestre Nilton Júnior, levam o público a um mergulho profundo e contagiante no samba de coco. A apresentação celebra a música como tecnologia ancestral, valorizando o culto aos ancestrais e a herança dos mestres juremeiros, em uma vivência que reverencia a cultura dos povos de terreiro.
Na sequência, às 19h30, o público é apresentado à pesquisa sonora de Furmiga Dub, artista que transita entre o popular e o tecnológico, o orgânico e o digital. Com uma estética marcada pelos graves da mata, o músico apresenta um eletrônico pulsante com raízes fincadas na Paraíba. Coco, maracatu, ciranda e baião atravessam sua obra e se transformam em uma poética psicodélica, permeada por influências globais.
Encerrando a noite, às 21h, o Baile Charme inaugura oficialmente a grande pista de dança como espaço de celebração e liberdade da música e dança negra urbana que ocupam o centro da cena como linguagens vivas de empoderamento coletivo.
Inspirado em bailes tradicionais, o Baile Charme João Pessoa se consolida como continuidade do movimento Charme, dialogando com experiências de outras capitais do Nordeste. Quem comanda a pista são os DJs residentes Acarajow, Parajeau e Subzero, que constroem sets que atravessam a black music em suas múltiplas vertentes — do soul e R&B ao funk, hip hop, disco, house e brasilidades.
Com curadoria atenta à memória musical negra, o trio cria uma narrativa sonora vibrante, onde música, moda e comportamento se encontram.
Durante toda programação do Usina de Verão, sempre a partir das 19h, os VJs Chico, Abreu, Metralha e Rieg, realizarão projeções na área Tenda, criando experiências audiovisuais. Especialista em projeções em larga escala, Chico Abreu traz uma trajetória que inclui festivais como Rock in Rio, Lollapalooza e Universo Paralello, criando uma experiência visual imersiva.
A programação do Usina de Verão 2026 é realizada através do Edital de Ações Continuadas do Programa ICMS Cultural Paraíba 2025, com produção do Instituto Energisa, patrocínio do Grupo Energisa e realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Governo da Paraíba.
A programação completa está disponível nos canais oficiais do Instituto Energisa e da Usina Cultural Energisa João Pessoa.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
Evento: 2ª edição do Usina de Verão
Data: 30 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026
Local: Usina Cultural Energisa – João Pessoa (PB)
Horário: a partir das 16h
Entrada: gratuita