João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 24.93ºC
IBOVESPA 126526.27
Euro 5.5099
Dólar 5.1163
Peso 0.0059
Yuan 0.706
UTI do Regional de Picuí poderia estar funcionando mas não tem profissionais, diz CRM-PB
04/05/2021 / 15:43
Compartilhe:

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) fiscalizou, nesta terça-feira (04), o Hospital Regional de Picuí, na mesorregião da Borborema, a 234 km de João Pessoa. Segundo o conselho, o hospital funciona de forma organizada, com fluxo bidirecional bem definido para pacientes com suspeita de covid-19, com quantidade suficiente de EPIs, medicamentos e insumos, e realiza cerca de 50 partos por mês. No entanto, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que já possui estrutura física e os equipamentos necessários, ainda não está em funcionamento.

“O hospital funciona de forma muito organizada. Com a inauguração da UTI, a unidade poderia atender doze municípios da região, cerca de 100 mil habitantes. Já há estrutura e equipamentos, mas faltam recursos humanos e recursos financeiros garantidos para a manutenção da UTI”, disse o diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza. Ele afirmou que na UTI há macas elétricas, ventiladores em quantidade suficiente, gás canalizado, bombas de infusão, carros de emergência e parada cardíaca, faltando apenas gasômetro, medicações específicas e a contratação de pessoal.

O diretor de fiscalização afirmou também que outro ponto de inconformidade no hospital é a Central de Materiais de Esterilização (CME). “Também já existe uma estrutura física montada, porém não está em funcionamento por falta de instalação elétrica e de esgoto. Com a CME em funcionamento, o hospital poderia aumentar a sua capacidade de procedimentos”, disse Bruno Leandro. “Observamos que a direção geral e técnica do hospital tem trabalhado para manter a unidade funcionando de forma adequada. Seria importante essa contrapartida da gestão estadual para inaugurar a UTI e a CME o mais breve possível”, completou.