A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na noite desta última sexta-feira (17), a vacinação de crianças entre seis meses e quatro anos de idade com o imunizante da Pfizer, contra a Covid-19. Porém, para dar início às campanhas de vacinação, a novidade precisa ser incorporada pelo Ministério da Saúde.
“A avaliação da Agência teve início em 1º de agosto, e contou com avaliação criteriosa da área técnica com a celeridade requerida. Para vacina registradas, a decisão da ampliação de indicação de uso ou faixa etária é da área técnica. Somente produtos em uso emergencial precisam de deliberação das diretorias”, relatou a Anvisa em nota oficial.
Em dezembro de 2021, a vacina da Pfizer foi aprovada pela Agência para aplicação em crianças de cinco a 11 anos de idade. A demora para as crianças está relacionada à diferença da vacina, que não é a mesma para quem tem 12 anos ou mais. Além do volume ser menor, a dose também é mais diluída e possui intervalos menores entre uma aplicação e outra.