João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 34.68ºC
IBOVESPA 134062.14
Euro 6.0989
Dólar 5.483
Peso 0.0057
Yuan 0.7741
Vacinação contra poliomielite é prorrogada até 30 de junho em João Pessoa
19/06/2024 / 12:39
Compartilhe:
João Pessoa prorroga vacinação contra poliomielite – Foto: Reprodução/penedo.al.gov.br

João Pessoa prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite até o dia 30 de junho. A decisão leva em consideração a baixa cobertura vacinal contra a doença, e segue recomendação do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (SES).

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Em 2023 o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC)4.

A partir deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a substituir gradativamente a vacina oral contra a pólio pela dose injetável, versão inativada do imunizante. Com a mudança, a vacina injetável, já utilizada nas três primeiras doses do esquema vacinal contra a pólio, será disponibilizada também como dose de reforço aos 15 meses de vida e a última, aos 4 anos de idade.

Por esse motivo, a orientação é que todas as crianças menores de 5 anos sejam levadas aos postos de saúde durante a campanha nacional de vacinação contra poliomielite para checagem da caderneta e atualização das doses, caso haja necessidade. Mesmo as crianças que estão com o esquema vacinal em dia, mas na faixa etária definida pelo Ministério da Saúde, devem receber as gotinhas ou doses de reforço.

Para receber a vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o cartão SUS e o cartão ou caderneta vacina.