A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (28), uma Nota Informativa com a 13ª avaliação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Até o momento, 62 municípios bateram a meta de 90% do esquema vacinal de duas doses aplicadas com relação às doses recebidas, o que equivale a 28%. Um total de 1.164.030 doses da vacina Sinovac/Butantan e Astrazeneca/ Fiocruz já foi distribuído para os 223 municípios.
De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, é possível observar alguns municípios com o número de doses 1 aplicadas maior do que o que foi entregue. Ela explica que isso pode ocorrer devido a algumas questões como, por exemplo, a duplicidade de registros. Ela reforça que cada município deve acompanhar e garantir o fechamento do esquema vacinal em aberto da população alvo.
“Solicitamos das gestões municipais a busca ativa dos usuários com esquema vacinal iniciado, a fim de garantir a imunidade estabelecida pelos laboratórios produtores das vacinas dentro do tempo correto de aprazamento”, pontua.
A gerente lembra que as doses registradas no sistema devem seguir os grupos prioritários em execução no momento, evitando assim registros de doses em fases ainda não abertas para vacinação. “A meta mínima a ser alcançada para vacinação deverá ser de pelo menos 90% do público-alvo preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações. O importante é que cada coordenação leia, observe os dados e siga trabalhando no controle da execução local da campanha”, observa.
Até o momento, 178 municípios estão com a cobertura total dos grupos prioritários vigentes acima de 80% e 99 bateram a meta de mais de 90% na aplicação da dose 1. A Campanha de Vacinação na Paraíba já incorporou os seguintes grupos prioritários: Pessoas idosas acima de 60 que residem em instituições de longa permanência (100%); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência que residem em residências inclusivas (100%); povos indígenas vivendo em terras demarcadas (100%); idosos de 90 anos ou mais (100%); idosos de 80 a 89 anos (100%); idosos de 75 a 79 anos (100%); idosos de 70 a 74 anos (100%); idosos de 65 a 69 anos (100%); idosos de 60 a 64 anos (60,35%); trabalhadores de Saúde (76,7%); Força de Segurança, Salvamento e Forças Armadas (18%); comunidades Quilombolas (59%).
A Nota Informativa referente à 13ª avaliação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 está disponível no site do Governo da Paraíba, e pode ser acessada pelo link: