João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 29.63ºC
IBOVESPA 127733.88
Euro 6.1194
Dólar 5.7964
Peso 0.0058
Yuan 0.8023
VALORIZAÇÃO: Paraíba é o único estado onde trabalhadores do corte de cana recebem gratificação pelo preço do etanol
29/12/2021 / 15:07
Compartilhe:

A gratificação compensatória mensal pelo preço do etanol está sendo paga desde novembro de 2020, os beneficiários são cerca de 15 mil trabalhadores que atuam no corte da cana-de-açúcar das usinas de açúcar e etanol da Paraíba.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool na Paraíba (Sindalcool-PB), Edmundo Coelho Barbosa, essa gratificação representa 30% em razão do preço do biocombustível e é uma forma de participação dos trabalhadores no faturamento bruto e distribuição do resultado econômico do setor. “Essa gratificação compensatória aos trabalhadores é dada na medida que sobe o preço do álcool. Hoje a cana está custando acima do teto de R$128 e cada trabalhador recebe 2 reais e 90 por tonelada de cana-de-açúcar, chegando a receber mensalmente 30% a mais dos seus ganhos. Isso é uma forma muito interessante de compensar e levar os trabalhadores a participarem dos ganhos que a indústria está tendo”, afirmou, Edmundo.

Segundo dados do Sindalcool-PB, de novembro de 2020 até novembro de 2021, já foram pagos R$ 6.278.659,63 em gratificações aos trabalhadores. O Sindalcool-PB afirma que a Paraíba é o único estado do país a pagar esse tipo de  benefício.

O setor sucroenergético no estado representa uma cadeia produtiva que reúne usinas e destilarias, incluindo 1.500 mil produtores rurais, 21.800 empregos diretos e 44 mil postos de trabalho indiretos, em mais de 26 cidades. É um dos que mais gera emprego, renda e impostos na Paraíba.

Quanto maior o consumo de etanol, melhores as condições sociais. A solidariedade é um caminho para um Brasil menos desigual e com mais equidade e prosperidade”, comenta Edmundo.

Melhorias de produtividade para trabalhadores 

Além da gratificação compensatória paga aos trabalhadores, o Sindalcool-PB está buscando alternativas para melhorar a produtividade do trabalhador do corte de cana. O presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa, e presidentes de sindicatos de trabalhadores rurais recentemente fizeram visitas nas frentes de corte com o objetivo de desenvolver uma ferramenta portátil que possa aumentar a produtividade dos trabalhadores e que também atenda as necessidades dos processos industriais.